“Setor portuário movimentará mais de R$ 30 bi em investimentos até 2022”, diz Ministro da Infraestrutura

“Setor portuário movimentará mais de R$ 30 bi em investimentos até 2022”, diz Ministro da Infraestrutura

Tarcísio Freitas apresentou o balanço das obras de 2020 e os planos para 2021, durante o evento Brasil Export 2020

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, participou do encerramento do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export, realizado em Brasília. Na ocasião, o ministro destacou os avanços do setor portuário no Brasil, que subiu 13 posições no ranking de modais do Fórum Econômico Mundial. Durante o evento, foram anunciados os vencedores do prêmio “Portos + Brasil”.

“Apesar do ano difícil, o setor de Portos mostrou uma resiliência impressionante em 2020. Galgamos posições importantes no ranking de eficiência mundial do segmento e registramos movimentações recordes nos portos brasileiros. Hoje, celebramos, aqui, a meritocracia”, declarou Tarcísio.

Em seu discurso, o Ministro destacou que o setor irá movimentar cerca de R$ 30 bilhões em investimentos até 2022 com a realização de mais de 30 leilões e 68 contratos de adesão para terminais portuários. Tarcísio também registrou que o projeto BR do Mar, aprovado na Câmara dos Deputados, será um braço auxiliar na atração de investimentos privados para o setor de cabotagem, favorecendo a concorrência e produtividade no segmento.

Premiação

Pela primeira vez, os portos públicos brasileiros com os melhores índices de desempenho em suas gestões foram premiados pelo Governo Federal com o “Portos + Brasil”, criado pelo MInfra. Esta primeira edição avaliou os melhores portos do país, com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).

2021

No setor portuário, o MInfra prepara o arrendamento de mais duas áreas importantes do Porto de Santos: os terminais STS08 e STS08A. Voltadas ao armazenamento de granéis líquidos (combustíveis), as áreas devem somar investimentos de cerca de R$ 1,2 bilhão – a maior licitação portuária dos últimos 15 anos. Com leilão previsto para o 1º trimestre de 2021, o vencedor administrará os terminais pelo período de 25 anos. Também está prevista a desestatização da Companhia Docas do Espirito Santo (Codesa), a primeira a ser realizada no país.

17 Arrendamentos portuários e 1 desestatização

  • 4 terminais no Porto de Itaqui/MA (IQI03, IQI11, IQI12,IQI13);
  • 1 terminal no Porto de Santana/AP (MCP02);
  • 1 terminal no Porto do Mucuripe/CE (MUC01);
  • 3 terminais no Porto de Maceió/AL (MAC11, MAC12 e MAC13);
  • 2 terminais no Porto de Santos/SP (STS08 e STS08A);
  • 1 terminal no Porto de Areia Branca/RN (TERSAB);
  • 2 terminais no Porto de Vila do Conde/PA (VDC10 e VDC10A);
  • 2 terminais no Porto de Paranaguá/PR (PAR32 e PAR50);
  • 1 desestatização: CODESA/ES.

As informações são do Ministério da Infraestrutura