SINCOMAM

Fundado em 12 de março de 1927, na cidade do Rio de Janeiro, o SINCOMAM – Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins, contempla 95 anos de existência no Brasil. Nesse quase um século de história, o Sindicato consagrou uma trajetória de lutas e conquistas importantes para o engrandecimento da categoria dos Condutores de Máquinas da Marinha Mercante. A entidade sindical, que nasceu com o objetivo de defender, coordenar e representar legalmente a categoria profissional, vem ao longo dos anos numa busca contínua de melhores condições de vida e trabalho para os seus representados. O SINCOMAM também possui relações com as demais Entidades Sindicais, com o intuito de fortalecer a unidade da classe trabalhadora e promover a defesa dos seus interesses sociais.

LINHA DO TEMPO

1927 – Início da jornada do sindicato. Na ocasião, vários Condutores de Máquinas investiram meses de trabalho para construir o que é hoje o SINCOMAM, liderados pelo Condutor Pedro Lossano Ruy, que veio a ser o 1º Presidente da instituição.

1931 – Conquista do reconhecimento oficial e a Primeira Carta Sindical.

Anos 90 – Com o avanço do neoliberalismo, o sindicato enfrentou grandes adversidades contra os ataques aos direitos conquistados, que perduram com mais veemência nos dias de hoje. Entidade se torna referência entre os sindicatos aquaviários, sendo para a categoria de Condutores de Máquinas instrumento de luta em defesa dos direitos conquistados;

Conquistas – O SINCOMAM obtém êxitos importantes, como: concessão do vale-alimentação/refeição; auxílio-creche; planos de saúde; PLR, 14ª, cesta-alimentação; licença-maternidade; licença-paternidade ampliada de 20 dias; instrumento de combate ao assédio moral; Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, criação dos cursos CAAQ IMM E ACOM, aumento da competência profissional dos CDM’s e tantos outros benefícios conquistados no apoio portuário, apoio marítimo, cabotagem e longo curso.

Década 2000 – Visando o fortalecer a atuação do SINCOMAM, foram abertas delegacias em alguns estados do Brasil: Delegacia Sede (RJ), Delegacia de Macaé (RJ), Delegacia do Maranhão (MA), Delegacia de Salvador (BA).

Equipe – SINCOMAM amplia equipe para auxiliar seus representados referente aos serviços de assistência jurídica em diversas áreas, efetuando homologações das rescisões, encaminhamento de denúncias fundamentadas ao Ministério Público do Trabalho, negociação anual dos ACT’s (Acordos Coletivos de Trabalho) com o setor patronal, entre outras atividades.

Serviços – Sindicato disponibiliza serviços que possibilitam descontos, tais como: convênios com universidades, colégios, cursos de idiomas, informática, supletivos, profissionalizantes, autoescola, academias, pousadas, hotéis, dentre outros benefícios ofertados a todos os associados e seus dependentes.

Revista – A Revista SINCOMAM (impressa e digital) traz entrevistas exclusivas, matérias referentes ao setor de petróleo e gás, Marinha Mercante, Portos e as principais ações do SINCOMAM. O site, nossa principal ferramenta de comunicação, apresenta os acontecimentos do Brasil e do Mundo, além do conteúdo próprio do Sindicato para os associados.

loading

Login

Perdeu sua senha?