Salvamar Nordeste coordena resgate de tripulante de Navio Mercante em Pernambuco

Salvamar Nordeste coordena resgate de tripulante de Navio Mercante em Pernambuco

Equipe contou com apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira para evacuação médica do tripulante com problemas de saúde

A Marinha do Brasil comunica que, a equipe do Salvamar Nordeste coordenou, no dia 25 de julho, a evacuação aeromédica de um tripulante do Navio Mercante “Kapetan Sideris”, que apresentou problemas de saúde a bordo.

Segundo as informações divulgadas pela Marinha, o tripulante filipino, de 61 anos, apresentou fortes dores no peito e dificuldade respiratória, o que motivou a solicitação de assistência médica pelo navio, que navegava a cerca de 245 milhas náuticas (equivalente a 453 quilômetros) de Recife (PE).

“O Salvamar Nordeste iniciou uma Operação de Busca e Salvamento e, em coordenação com a Força Aérea Brasileira, recebeu o apoio de uma aeronave H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8ºGAV), sediado na Ala 10, em Natal (RN), que resgatou o tripulante a bordo do navio e o transportou em segurança até o pátio do CINDACTA III, na capital pernambucana. Em Recife, a equipe de Busca e Salvamento da Capitania dos Portos de Pernambuco realizou contato com o Agente de Navegação do Navio para acionamento de uma ambulância, bem como acompanhou o deslocamento do tripulante até o hospital, onde foi prestado o atendimento médico adequado”, afirmou a Marinha em nota.

No dia 24 de julho, a equipe do Salvamar Nordeste também fez a evacuação aeromédica de um tripulante filipino, de 38 anos, do Navio Mercante “Halcon Trader”. Na ocasião, o tripulante apresentou sintoma de fortes dores abdominais e precisou de assistência médica. A embarcação navegava a cerca de 150 milhas náuticas (equivalente a 277 quilômetros) de Fortaleza, Ceará.

Leia também: Tripulante de Navio Mercante com suspeita de Covid-19 é resgatado

*Com informações da Marinha do Brasil / Foto: divulgação MB