Portos do Paraná anuncia avanços no projeto para a obra de derrocagem

Portos do Paraná anuncia avanços no projeto para a obra de derrocagem

Expectativa é que em 12 meses a pedra já não seja mais um obstáculo para a navegação no porto paranaense

A empresa pública Portos do Paraná informa que o projeto executivo para a remoção de parte do complexo de rochas conhecido como Pedra da Palangana , está a todo vapor.  Segundo a empresa, o Porto de Paranaguá será beneficiado com a obra de derrocagem e o tráfego dos navios na entrada da baía será liberado.

Em nota, o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, ressaltou a importância da execução da obra de derrocagem no porto. “Com a remoção das rochas, junto com os investimentos que estamos fazendo em dragagem permanente, teremos ganhos operacionais efetivos. O Porto de Paranaguá terá uma condição inédita para receber navios maiores”, afirmou Garcia.

O investimento previsto para projeto e obra é de cerca de R$ 23,28 milhões, com recursos próprios da empresa pública.

Execução do projeto

A obra e o projeto executivo serão desenvolvidos pelo Consórcio Boskalis – Fabio Bruno – SLI – DEC, vencedor da licitação. A previsão é que o projeto esteja finalizado em três meses e a obra, que compreende a mobilização dos equipamentos, perfuração, desmonte e remoção das rochas, dure oito meses, contados a partir da finalização e aprovação do projeto.

Segundo a Diretoria de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, inicialmente serão realizados levantamentos hidrográficos e sondagens para subsidiar a elaboração do projeto executivo.

A derrocagem já tem licença ambiental, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para a execução.

Foto: divulgação /Porto de Paranaguá