Petrobras prioriza qualidade, preço e prazo em contratações de plataformas

Petrobras prioriza qualidade, preço e prazo em contratações de plataformas

Propostas para construção das plataformas P-78 e P-79 serão entregues no dia 1 de fevereiro

Visando ampliar o desenvolvimento do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, a Petrobras informa que receberá, no dia 1 de fevereiro, as propostas das empresas pré-qualificadas para a licitação da construção das plataformas P-78 e P-79. O processo de licitação seguiu a Lei 13.303/2016 e teve início em julho de 2020, com a participação de 10 empresas nacionais e internacionais, todas com reconhecida experiência.

“As empresas apresentarão seus preços, além da proposta técnica. Todas as proponentes foram previamente qualificadas para a licitação, quando foram analisados requisitos financeiros, técnicos e operacionais destas empresas. O processo decisório de contratação de bens e serviços da Petrobras considera três critérios: qualidade, competitividade e prazo de fornecimento”, disse a Estatal, em comunicado.

Para evitar atrasos e fazer frente aos desafios que os projetos do pré-sal e a indústria de óleo e gás offshore demandam, a Petrobras ressalta que fez uma revisão da sua sistemática de contratação nos últimos anos.

“Atrasos na implantação dos projetos resultam em perdas de bilhões de reais de arrecadação para os governos federal, estadual e municipal, além da redução do tempo de vida útil e produtiva dos campos do regime de partilha, que têm tempo limitado para produção. Na Petrobras, por exemplo, houve atrasos de mais de três anos na entrega de dez plataformas contratadas em 2010, fazendo com que os governos federal, estadual e municipal deixassem de arrecadar R$ 33 bilhões”, ressaltou o comunicado da Estatal.

Até 2025, a Petrobras vai colocar em produção 13 sistemas para operação no Brasil.

*Com informações da Agência Petrobras