China tem a primeira plataforma petrolífera off-shore de escala acima de 100 mil toneladas do mundo

China tem a primeira plataforma petrolífera off-shore de escala acima de 100 mil toneladas do mundo

A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou no dia 14 de janeiro que a primeira plataforma de produção e armazenamento de petróleo e gás semi-submersível de 100.000 toneladas com operações em águas profundas do mundo, a plataforma petrolífera “Shen Hai Yi Hao” (Águas Profundas 1, traduzido literalmente), foi desenvolvida e construída independentemente pela China, foi entregue e saiu aos mares em Yantai, na província de Shandong.

Este é um grande avanço e conquista na capacidade de exploração em áreas com recursos petrolíferos e gás em águas profundas da China e o nível de construção de equipamentos de engenharia marinha em águas profundas.

A plataforma será enviada para o sul do Mar Amarelo por três rebocadores de alta potência, e chegará em fevereiro a Lingshui, sudeste da Ilha de Hainan, para implementar a instalação no local de produção de petróleo e gás. A plataforma irá explorar os recursos do campo de gás “Lingshui 17-2”, o primeiro campo de gás de 1.500 metros de profundidade da China.

A plataforma será instalada e sintonizada para operar nas águas de Lingshui por mais de 4 meses, e espera-se que esteja pronta para produção em junho deste ano. O campo de gás Lingshui 17-2 poderá fornecer 3 bilhões m³ de gás natural por ano para as regiões de Guangdong, Hong Kong e Hainan. O que pode atender um quarto da demanda de gás natural na Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau.

O peso total da plataforma é superior a 50.000 toneladas, com uma área máxima de projeção equivalente ao tamanho de dois campos de futebol padrão, uma altura total de 120 metros, equivalente a um prédio de 40 andares, e uma capacidade de drenagem de 110.000 toneladas, equivalente a três Porta-aviões de porte médio.

O comprimento total de suas soldas de engenharia do corpo do navio chega a 600.000 metros, o que pode circular 3 vezes o sexto radial de Pequim; o comprimento dos cabos utilizados é superior a 800 km, o que pode circular a Ilha de Hainan por uma volta.

O projeto alcança 3 inovações de classe mundial na fase de construção, utiliza 13 tecnologias domésticas pioneiras e superou mais de 10 problemas da indústria.

Fonte: China2Brazil/Informativo dos Portos

Foto: divulgação