Petrobras divulga que vai reiniciar produção no Polo Bahia Terra até abril de 2023

Petrobras divulga que vai reiniciar produção no Polo Bahia Terra até abril de 2023

Após a paralisação das operações no final do ano passado a pedido da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras vem aderindo a um cronograma proposto para retomar a produção e agilizar as respostas às solicitações regulatórias e o Polo Bahia Terra seria um deles.

O que diz a Petrobras sobre o Polo Bahia Terra

Para o presidente da Petrobras, a ideia é iniciar o projeto já em abril. “A produção de ativos em nossas operações terrestres foi interrompida por ação regulatória da ANP, que não foi ação da Petrobras. Neste mês, vamos finalizar todas as exigências da Agência para retomar a produção no Bahia Terra Hub até o início de abril. Vamos retomar a produção e é importante para os municípios, é importante manter os empregos porque é importante para a Petrobras”, disse.

Além disso, Prates falou que aproveitou a passagem pela Bahia para conhecer as instalações do complexo Torre Pituba, um dos prédios administrativos em Salvador. O prédio, que abriga mais de 5.000 funcionários, tem 22 andares e um espaço auxiliar, deve voltar a funcionar em breve.

“Anunciamos recentemente que pretendemos avaliar o retorno das atividades do Polo Bahia no novo plano estratégico da empresa, incluindo a retomada das operações, novos investimentos e fortalecimento de outras sedes. Para isso, a Torre Pituba será fundamental para garantir o retorno de nossos colaboradores a este espaço, O espaço possui certificação LEED Gold em sustentabilidade, energia e eficiência predial”, informa Prates.

Conheça a estrutura da Petrobras na Bahia

Hoje, a Petrobras conta com mais de 1.000 funcionários no estado da Bahia. A divisão administra a produção de óleo e gás em concessões localizadas nas bacias sedimentares do Recôncavo e Norte do Espírito Santo (onshore) e Camamu (offshore), com 24 concessões de produção onshore e offshore. Existem 1.474 poços em operação, sendo 989 poços produtores de óleo e/ou gás natural e 485 poços injetores.

Petrobras retoma atividades em Cubatão e São Sebastião

Depois das fortes chuvas que atingiram o litoral de São Paulo, a Petrobras retomou na última semana o bombeamento de petróleo pelo oleoduto OSBAT, que liga os terminais de Cubatão e São Sebastião, no estado de São Paulo, após quase um ano de inatividade, informou a empresa em relatório meses depois.

A Petrobras também observou que o OSBAT não foi comprometido e pode ser restaurado com segurança. Durante a interrupção do mineroduto, a Petrobras destacou que as refinarias de Presidente Bernardes (RPBC) e Capuava (RECAP) são abastecidas pelo terminal de Santos, sem impacto nos serviços de mercado.

Fonte: Click Petróleo e Gás