Nono navio do Promef entra em operação em Pernambuco

Nono navio do Promef entra em operação em Pernambuco

O navio André Rebouças, da Transpetro, partiu em viagem inaugural nesta quinta-feira (14). A embarcação é a nona encomendada a estaleiros nacionais pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. Na ocasião, também foi realizado o batismo de outro suezmax, o Marcílio Dias, sexto navio do Promef a entrar na fase de acabamentos. A cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE), teve a presença da presidenta Dilma Rousseff e dos presidentes da Petrobras, Aldemir Bendine, e da Transpetro, Claudio Campos.

Bendine destacou que, com os oito navios entregues ao longo de quatro anos, a Petrobras deixou de gastar US$ 35 milhões por ano com aluguel de embarcações. “Esses dois novos navios somados a outros cinco vão gerar uma economia de US$ 21 milhões só este ano, o que equivale a 60% dos custos que temos para transportar petróleo pelo mar”, disse Bendine.

O André Rebouças é o quinto da série de 10 navios do tipo suezmax que serão construídos pelo EAS. Depois de abastecer em Salvador, a embarcação seguirá para a Bacia de Campos, onde fará a sua primeira operação de carregamento de petróleo. Os navios suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária.

No momento, há 14 navios encomendados pela Transpetro em diferentes fases de construção, sendo seis no estágio de acabamentos. Além do André Rebouças, os outros navios do Promef que já estão operando são: os suezmax Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.

André Pinto Rebouças contribuiu para a construção do Brasil no século XIX e teve participação importante no movimento abolicionista. Implementou no país técnicas inovadoras de engenharia, incluindo o uso do concreto armado. Marinheiro de origem humilde, Marcílio Dias era natural do município gaúcho de Rio Grande. Dias morreu em 1865, em consequência de ferimentos recebidos durante a Batalha de Riachuelo, na Guerra do Paraguai, quando se destacou por atos de bravura, embarcado na corveta Parnaíba.

Ficha técnica dos navios Suezmax

Porte Bruto (TPB): 157.700 toneladas

Comprimento total: 274,20 metros

Boca: 48,00 metros

Calado: 17,00 metros

Velocidade de projeto: 14,8 nós

Autonomia: 20.000 milhas

Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C

Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H

O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia.

Fonte: Portos e Navios