Navio Veleiro Cisne Branco: Uma Experiência Naval Gratuita no Porto de Paranaguá

Navio Veleiro Cisne Branco: Uma Experiência Naval Gratuita no Porto de Paranaguá

A Marinha do Brasil, em parceria com a Portos do Paraná, convida a todos para uma experiência naval inesquecível: a visita ao Navio Veleiro Cisne Branco (U-20). Situado no Porto de Paranaguá, o evento será realizado na tarde do sábado (20) e domingo (21). A entrada é gratuita, apenas será necessária a apresentação de documento de identidade com foto e o uso de calçado fechado. Este evento é parte integrante da viagem “Brasil 2023”, na qual a embarcação percorre as costas Sul e Sudeste do Brasil.

Orientações aos Visitantes

Para a segurança de todos, não é necessário o uso de EPIs (equipamentos de segurança) no cais, pois o passeio ocorrerá em uma área reservada. Entretanto, é obrigatório o uso de calçados fechados, como tênis, botas e sapatos sem salto. Uma sugestão valiosa é que cada visitante leve sua garrafa de água para se hidratar durante o passeio. O acesso ao público será pelo Palácio Dom Pedro II, Avenida Portuária S/N.

Conhecendo o Cisne Branco
O Cisne Branco é um notável navio de representação da Marinha do Brasil. Alternando entre turnês internacionais e giros pela costa brasileira, em 2023, está fazendo uma memorável jornada pelos portos brasileiros do Sul e Sudeste. A embarcação exibe um comprimento total de 76 metros e um deslocamento carregado de 1.038 toneladas. O navio conta com uma tripulação de 42 militares (10 oficiais e 32 praças) e é impulsionado por propulsão a diesel e vela.

Construído para celebrar o descobrimento do Brasil, o navio tem também uma missão educativa, sendo usado no treinamento dos militares. Assim, a visita ao Cisne Branco se torna não apenas um passeio, mas também uma oportunidade de aprendizado sobre a Marinha do Brasil.

Detalhes da Visita
Para participar dessa aventura naval no Porto de Paranaguá, siga as seguintes informações:

Local: Porto de Paranaguá – Palácio Dom Pedro II – Avenida Portuária S/N
Data: sábado (20) e domingo (21)
Horário: das 13h30 às 17h30
Ingresso: Gratuito (basta apresentar documento oficial de identidade com foto)
Observação: é obrigatório o uso de calçado fechado, como tênis, botas ou sapatos sem salto.
Não perca essa oportunidade de embarcar na história e tradições da Marinha do Brasil no Navio Veleiro Cisne Branco!

Fonte: Defesa em Foco