Marinha divulga nota referente ao acidente na Baía de Sepetiba

Marinha divulga nota referente ao acidente na Baía de Sepetiba

A Marinha do Brasil divulgou nota oficial sobre o acidente envolvendo o navio mercante “True Conrad”, na quarta-feira (10), na saída de canal de acesso ao Terminal da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na Baía de Sepetiba (RJ). Foi avaliada uma possível avaria no tanque de lastro, com o navio fundeando com segurança nas proximidades do par de boias 1 e 2, onde se encontra até o momento, estável e sem risco iminente, realizando os reparos necessários.

A empresa DelItacuruçá enviou uma equipe de inspeção naval ao local para verificar o ocorrido e acionou o Grupo de Vistoria e Inspeção (GVI) da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), para inspecionar a parte estrutural e a documentação do navio. Não foram identificados indícios de poluição hídrica referente a vazamento ou derramamento de óleo na área, provenientes da embarcação.

De acordo com a nota oficial da Marinha, “um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei no 2.180/54”.

Fonte: Portos e Navios