Marinha inicia comissão no Rio Paraguai para ações sociais, fiscalização e ensino marítimo

Marinha inicia comissão no Rio Paraguai para ações sociais, fiscalização e ensino marítimo

Agência Escola Flutuante (AgEFlu) da Capitania Fluvial do Pantanal iniciou sua comissão no Tramo Sul do Rio Paraguai na manhã de 26 de fevereiro. Durante 13 dias, o navio realizará uma série de atividades que incluem fiscalização do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo e ações cívico-sociais, navegando de Ladário a Porto Murtinho (MS).

O objetivo principal das atividades é promover a mentalidade fluvial da população ribeirinha do sul do Mato Grosso, fortalecendo, assim, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações.

No segundo dia de comissão, em 27 de fevereiro, a equipe da AgEFlu realizou uma doação de kits de roupas novas, doadas pela Receita Federal, na região de Porto Morrinho, em Corumbá. Cerca de 50 famílias ribeirinhas foram contempladas na ação.

Durante o restante da comissão, além das aulas do Ensino Profissional Marítimo a serem realizadas a bordo da AgEFlu, a equipe entregará doações à população das regiões de Albuquerque e Porto Murtinho.

A iniciativa é importante para estabelecer uma relação de confiança com as comunidades ribeirinhas e garantir a segurança da navegação na região. A AgEFlu está trabalhando arduamente para criar uma mentalidade fluvial na população local, a fim de prevenir acidentes e minimizar o impacto da poluição hídrica nas águas do Pantanal.

Fonte: Defesa em Foco