Expansão do Aeroporto em Macaé: o que muda com a inauguração da obra em 2023?

Expansão do Aeroporto em Macaé: o que muda com a inauguração da obra em 2023?

O projeto para expansão do Aeroporto de Macaé foi construído ao longo de alguns anos e a partir de 2021 entrou em discussão para construção. Todavia, o projeto foi oficialmente apresentado em junho de 2022, para ter novos investimentos. A Capital Nacional do Petróleo, como a cidade é conhecida, ganhará em breve um novo terminal dentro do aeroporto.

As obras para esse projeto já tiveram início e devem ser finalizadas até o final de 2023. Contudo, houve investimento na casa de milhões para expandir o aeroporto de Macaé e ampliar as atividades de logística e turismo. No entanto, você sabe o que vai mudar após a conclusão dessas obras? É o que viemos te contar no artigo de hoje. Prossiga a leitura!

Ao longo do projeto, a prefeitura de Macaé, anunciou o investimento de mais de R$160 milhões para expansão do aeroporto da cidade. As obras tiveram início e estão sob administração da empresa que ganhou a concessão por 30 anos, a Zurich Airport Brasil. A previsão da empresa é de que tudo seja finalizado e entregue ainda em 2023.

Todavia, é importante saber o que muda após a inauguração. Nesse sentido, o projeto foi muito ambicioso e visou a expansão das plataformas de pouso. O novo pátio do aeroporto de Macaé está sendo construído para abranger 28 posições de aviões. Ademais, na parte interna, a previsão é de 12 balcões para check-in e ainda 4 portões para embarque.

Assim, o aeroporto de Macaé passará a receber pousos e decolagens de voos maiores como boeings e aeronaves de grande porte. Por meio dessa nova logística muitas commodities poderão ser transportadas por ar. Além disso, o turismo de mais pessoas será favorecido.

Novo espaço do Aeroporto de Macaé terá sustentabilidade agregada e arquitetura moderna

O projeto de arquitetura e engenharia desenhado e aprovado antes das obras, previa um novo caminho para o aeroporto de Macaé. Afinal, a ideia do complexo novo foi a de ter espaços mais amplos e confortáveis para acolher turistas, tudo isso em um ambiente mais convidativo.

Além disso, o projeto foi elaborado com base na sustentabilidade, pensando na transição energética e em como a cidade quer marcar seu nome nesse sentido,. Nesse sentido, a arquitetura prevê mais entrada de luz natural e menor uso de lâmpadas durante o dia, maior circulação de ar e reutilização de água nos jardins. Dessa forma, o novo terminal dentro do aeroporto representa uma mudança importante e destaca Macaé no senário de sustentabilidade.

Prefeito de Macaé foi até Brasília e conversou com senadores e deputados para agilizar o final da obra do Aeroporto

No mês de fevereiro, Welberth Rezende, prefeito de Macaé foi até Brasília para discutir pautas relevantes ao município como a duplicação da BR-101, instalação de fábrica de fertilizantes e outros. Nesse sentido, a conclusão da obra para terminal no aeroporto de Macaé também foi uma das pautas debatidas.

Durante a visita, que durou alguns dias, o prefeito esteve na presença do senador Romário Faria e do deputado Andre Ceciliano, o Secretário Nacional de Assuntos Federativos. Ambos são nascidos e criados no estado do Rio de Janeiro e possuem grande engajamento em defesa de pautas para Macaé. Dessa forma, a tendência é que as coisas caminhem cada vez mais rápido e que a expansão do aeroporto de Macaé seja concluída ainda esse ano.

Fonte: Click Petróleo e Gás