Empresário declara à PF que coronel arrecadava para Temer, diz jornal

Empresário declara à PF que coronel arrecadava para Temer, diz jornal

O coronel aposentado da Polícia Militar (PM) João Baptista Lima Figueiredo atuava como arrecadador de dinheiro para o presidente Michel Temer, conforme depoimento do empresário Gonçalo Torrealba à Polícia Federal (PF). Trata-se da primeira vez que um dos investigados no caso dos portos confirma que o coronel da PM pediu dinheiro para as empresas portuárias em nome do emedebista.

As informações sobre o depoimento de Torrealba, que está sob sigilo, constam em reportagem publicada hoje pelo jornal “O Globo”. A declaração do empresário contradiz a versão apresentada pelo presidente, de que Lima nunca atuou como arrecadador de recursos. A versão de Torrealba ainda corrobora a delação da JBS, que apontava o coronel como recebedor de propina para Temer.

O empresário prestou depoimento aos investigadores nos dias 2 e 3 de abril, depois que a PF deflagrou a Operação Skala, que prendeu temporariamente dez pessoas. A lista inclui o ex-assessor do presidente Temer, José Yunes; o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da estatal Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) Wagner Rossi; o presidente do Grupo Rodrimar, Antônio Celso Grecco; a empresária Celina Torrealba, uma das proprietárias do Grupo Libra, que também atua no ramo portuário, além do coronel.

De acordo com os investigadores, “há indícios de um esquema contínuo de concessão de benefícios públicos em troca de recursos privados para fins eleitorais e pessoais no setor de Portos”.

Fonte: Valor