Dragagem em Paranaguá tem três embarcações operando ao mesmo tempo

Investimento total dessa dragagem é de R$ 115 milhões

A terceira etapa do programa de dragagem de regularização dos portos paranaenses, que teve início no último mês de novembro, segue em ritmo intenso e alguns trechos já entram em fase de conclusão. Esta semana, o trabalho da draga chinesa Xin Hai Niu, no Porto de Paranaguá, ganhou o reforço de outras duas dragas: a holandesa Elbe e a também chinesa Hang Jun. Ao mesmo tempo, os três equipamentos trabalham para retirar um total de quase 7, 7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O prazo de conclusão da obra é de 13 meses. O investimento total dessa dragagem é de R$ 115 milhões.

A maior campanha de dragagem da história dos portos paranaenses somente poderia ser realizada com um grande parque de dragas. A preocupação do Governo do Estado é não apenas executar a obra em menor tempo, para reduzir os impactos nas operações portuárias, mas principalmente realizar a obra com excelência.

“Estamos exigindo da empresa responsável pela dragagem um trabalho de qualidade e excelência, porque entendemos os benefícios de se ter portos dragados, tanto para a segurança da navegação quanto para a produtividade dos terminais e operadores que atuam no Paraná”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A draga Xin Hai Niu, a maior, com capacidade de cisterna de dez mil metros cúbicos, já concluiu a dragagem da bacia de evolução (de profundidade de 12 metros, de onde foram retirados cerca de 1,3 milhão de metros cúbicos de sedimentos) e atualmente trabalha no canal de acesso ao Porto de Paranaguá. Este trabalho no canal externo, de profundidade entre 13 e 15 metros, foi dividido em três etapas (por áreas Bravo 2, Bravo 1 e Alfa). Na primeira etapa, a atual, serão dragados 200 mil metros cúbicos. No total, nessa área externa, serão 2,5 milhões de metros cúbicos removidos.

Segundo o engenheiro Pedro Gabriel Villaça, da DTA Engenharia, empresa responsável pela obra, esta é a primeira vez que três dragas Hopper são disponibilizadas para um único contrato. “Ao colocar três dragas para trabalhar, atendemos todas as solicitações dos Portos do Paraná, simultaneamente. O Porto de Paranaguá tem muitas prioridades, em áreas distintas, por isso não podemos deixar nenhuma área sem a atenção e o cuidado necessários”, afirma Villaça, que é o gerente de Contrato que atende a Appa.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná / Foto: Porto de Paranaguá