Cresce o número de abastecimento de navios nos Portos do Paraná

Cresce o número de abastecimento de navios nos Portos do Paraná

De janeiro a setembro de 2020, tiveram 558 embarcações que encheram os tanques na região portuária

O abastecimento de navios nos Portos do Paraná aumentou em volume e número de procedimentos. Entre janeiro a setembro deste ao, 558 embarcações “encheram os tanques” em águas paranaenses – 13% a mais que no mesmo período em 2019.

Segundo a empresa pública Portos do Paraná, foram movimentadas mais de 300 mil toneladas de bunker, como é tecnicamente chamado o combustível utilizado nos navios, o que significa uma quantidade 17,24% maior que a registrada no ano passado.

De acordo com o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, esse volume de abastecimento é considerado uma exportação.

Apoio portuário

O coordenador de Tráfego Marítimo da Portos do Paraná, Mauricio Roberto da Silva, destacou que, além da estrutura aquaviária, sinalização náutica e estrutura de acostagem, as prestadoras dos serviços conhecidos como apoio portuário são fundamentais para que o porto funcione de forma plena.

Silva acrescentou que, todas as embarcações utilizadas nos serviços são verificadas junto à Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e à Capitania dos Portos quanto à regularidade de certificação.

Nos portos do Paraná, a Petrobras é única fornecedora de combustível para o abastecimento de navios. A empresa que presta esse serviço para a estatal brasileira é a Navemestra, do Grupo Bravante.

O serviço é executado por duas barcaças com capacidade para carregar até 1.450 toneladas de combustível. A operação é segura, realizada com barreiras de contenção para evitar que qualquer produto caia no mar. Em média, a empresa faz de 50 até 90 abastecimentos de navios por mês, que ocorrem dentro de uma área limite, de mar mais calmo, com menos trânsito de embarcações. Na Baía de Paranaguá o limite fica próximo à Ilha das Cobras.

Foto: Claudio Neves/divulgação Portos do Paraná