Comitê de Rio Grande do Conaportos realiza reunião

Ocorreu, na manhã de ontem, terça (31), a primeira reunião do Comitê local da Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos). O objetivo desse conselho é de promover a integração das atividades dos órgãos e entidades públicas nos portos organizados e nas instalações portuárias. A reunião foi presidida pelo representante da Secretaria de Portos, Gustavo Piccinini Dullius.

Na abertura do encontro, o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, agradeceu a presença das autoridades e disse que o Conaportos é mais uma forma de construção de um porto eficiente e moderno. Dentre outras atividades, é dever do Conaportos propor medidas adequadas para implementar os padrões e práticas internacionais relativos à operação portuária e ao transporte marítimo, observados os acordos, tratados e convenções internacionais de que o país seja signatário.A comissão foi criada pelo decreto nº 7.861, de 6 de dezembro de 2012, da Presidência da República.

Dentro do organograma da comissão, o Porto do Rio Grande é um dos oito membros locais. Fazem parte ainda membros de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará e Pernambuco. Além disso, como parte da estrutura ainda existem quatro comissões técnicas como: sistemas, parâmetros, modernização e ações especiais. A próxima reunião local deverá ocorrer no dia 23 de abril.

Audiência com vice-almirante

O secretário adjunto dos Transportes e Mobilidade do Estado do Rio Grande do Sul, Humberto Canuso, participou de uma audiência com o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Leonardo Puntel. O secretário estava acompanhado do diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, e o diretor de infraestrutura, Paulo Somensi. A visita foi uma forma de aproximar o governo e a Marinha do Brasil nos diversos temas em comum das entidades. 

Fonte: Jornal Agora (RS)