Circular 17/2020

Rio de Janeiro, 08 de julho de 2020.

Prezados Companheiros CDMs-MECs e CDMs-BBDs da Empresa TRANSPETRO,

Recentemente a  Empresa  anunciou o seu primeiro PDV (Programa de Desligamento Voluntário), cujo período de inscrição foi iniciado em 01/07/2020 e vai até 31/08/2020. Os desligamentos ocorrerão de setembro de 2020 até julho de 2021, para aqueles que aderirem.

O SINCOMAM sempre luta pela preservação dos postos de trabalho da categoria, com condições dignas e de forma valorizada. Neste sentido não concordamos com o PDV que está sendo promovido pela TRANSPETRO, e nem a redução da sua frota de embarcações, pois acreditamos no potencial do sistema PETROBRAS, apesar dos altos e baixos que empresa já vivenciou e do momento econômico instável que estamos passando, a estatal já navegou por mares revoltos no passado e sobreviveu, com o apoio dos seus empregados e das entidades sindicais.

É muito arriscado abrir mão do seu emprego por uma bonificação que é temporária, em um país onde o número de desempregados continua enorme e a realocação no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que possuem 50 anos ou mais é quase impossível.

Considerando que o emprego é essencial principalmente em uma estatal;

Considerando, mesmo que não tenha navio para você embarcar ela não pode demitir;

Considerando, se a TRANSPETRO for privatizada ela terá que relocar você para qualquer unidade da Petrobrás ou colocar você no administrativo;

Considerando que dinheiro na mão é vendaval e o emprego com as garantias sociais vale 100 (cem) vezes mais;

Considerando principalmente para quem tem menos de 10 anos de Empresa terá que pagar 100% da AMS sozinho;

Considerando quem tem mais de 50 anos certamente não encontrara emprego, pois as empresas têm restrições severas para quem tem mais de 50 anos, não obstante no momento não há vagas para marítimo nas empresas de navegação;

Considerando no nosso entendimento é abrir mão do certo para tentar o duvidoso.

Contudo, também temos o discernimento que a adesão ao PDV é uma decisão individual e cada um sabe da sua realidade e tem o seu projeto de vida.

Apenas solicitamos aos companheiros que reflitam bem antes de tomar a sua decisão.

EM TEMPO: a PL segundo a TRANSPETRO será paga em dezembro de 2020.

Fraternalmente,

ALCIR DA COSTA ALBERNOZ

Diretor Presidente