Antaq destaca avanços da cabotagem

Antaq destaca avanços da cabotagem

Tokarski, destacou o crescimento do transporte hidroviário de cargas e passageiros na Amazônia

O diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Adalberto Tokarski, destacou o crescimento do transporte hidroviário de cargas e passageiros na Amazônia. O diretor traçou um panorama das hidrovias na Região Norte, ao falar sobre segurança da navegação e sobre o transporte fluvial na Região Amazônica.

Segundo Tokarski, cerca de seis novos projetos para instalação de estações de transbordo de carga estão buscando autorização da agência e deverão se juntar aos terminais de grãos da Bunge em Miritituba e Barcarena, no Pará, elevando a capacidade de transporte e escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste pelos portos do Norte do país.

No caso do complexo portuário da Bunge, inaugurado no mês passado, a expectativa, de acordo com ele, é que já neste ano a movimentação alcance 2 milhões de toneladas de soja, que serão transportados da Estação de Transbordo de Miritituba até o terminal da empresa no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, percorrendo mil quilômetros através da Hidrovia do Tapajós.

Com a inclusão dos novos terminais, a expectativa para o ano que vem é que o transporte de grãos saindo pelos portos do Norte atinja 4 milhões de toneladas. Com relação ao transporte de passageiros na Amazônia, Tokarski informou que está sendo contratada uma nova cooperação com a Universidade Federal do Pará, para dar continuidade ao estudo inicial.

Fonte: Guia Marítimo