Carnaval carioca: veja o que abre e o que fecha

Carnaval carioca: veja o que abre e o que fecha

Transportes públicos terão veículos extra em circulação

Os serviços da cidade do Rio vão funcionar com horários especiais no período de carnaval. Os bancos não vão abrir no feriadão, já os shoppings e supermercados funcionam em horário facultativo, ou seja, podem ou não abrir.
Confira o que abre e o que fecha na cidade:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos estarão fechados para atendimento ao público nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12), reabrindo a partir das 12 horas de quarta-feira (13).

Correios

Na sexta-feira (8), as agências terão funcionamento normal das 9h às 17h. Apenas as agências situadas na Avenida Presidente Vargas e na Rua Afonso Cavalcanti, no Centro do Rio, funcionarão até as 15h. No sábado (9), as agências que já funcionam no fim de semana vão abrir no horário das 9h às 13h.

No domingo (10), segunda-feira (11) e terça-feira (12) o funcionamento fica em regime de plantão, das 8h às 15h30, na agência de correio Tom Jobim, no Aeroporto Internacional. Na quarta (13), o funcionamento é normal a partir das 12h.

Supermercados

Segundo a Associação de Supermercados do estado do Rio (Asserje), os supermercados funcionam normalmente durante o carnaval. No entanto, segundo a Asserje, o horário de fechamento dos estabelecimentos será facultativo, de 8h às 14h ou das 8h às 20h, nesta segunda e terça.

Hospitais

Os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria municipal de Saúde do Rio funcionam normalmente.

Feiras livres

Segundo a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), as feiras livres vão funcionar normalmente em toda a cidade.

Rodoviária Novo Rio

O Consórcio Novo Rio, grupo que administra a rodoviária Novo Rio, estima que mais de 410 mil pessoas devem circular pelo terminal entre os dias 7 e 13 de fevereiro para o feriado do carnaval.

O maior movimento de passageiros será na sexta-feira (28), quando 54 mil pessoas deverão deixar a cidade em 1.470 ônibus, sendo 600 extras. De acordo com as 41 empresas de ônibus que operam no terminal, foram programados, durante todo o período, mais 12.800 ônibus para atender a demanda, sendo quase 4 mil extras. Os destinos mais procurados no Estado do Rio são as regiões dos Lagos, Serrana e a Costa Verde.

Trens

A SuperVia, que administra os trens do Rio de Janeiro, informou que o sistema ferroviário funciona 24 horas durante o carnaval, com viagens extras para Japeri, Santa Cruz e Belford Roxo. O embarque nos horários extras deverá ser feito na estação Central do Brasil.

Metrô

O Metrô Rio informou que um esquema especial será montado para o carnaval durante os cinco dias de folia. O serviço funcionará de forma ininterrupta a partir das 5h da próxima sexta-feira (28) até 23h de terça-feira (04), sendo que as estações Central do Brasil e Praça Onze ficam abertas até 1h da Quarta-Feira (05) de Cinzas.

Além disso, o folião poderá percorrer o percurso direto entre a estação Pavuna, na zona norte, até a General Osório, na zona sul, sem a necessidade de transferência entre as linhas vermelha e verde (1 e 2). A operação especial se repete ainda entre 5h de sábado e 23h de domingo para o Desfile das Campeãs.

Ainda segundo o Metrô Rio, algumas estações ficarão fechadas por terem pouco acesso de passageiros e podendo ser compensadas por outras mais próximas. São elas: Presidente Vargas, Catete, e Maracanã, que estarão impedidas de receber passageiros entre 0h e 5h de sábado e fecharão às 0h de domingo.

Barcas

A concessionária Barcas S.A. vai operar com horários especiais na segunda-feira e quarta-feira. A concessionária vai realizar viagens extras durante as madrugadas, de domingo a terça-feira. A previsão é de que sejam transportados cerca de 500 mil passageiros entre os dias quinta (7) e terça-feira (12).

Fonte: G1