Vale-Refeição Dura 11 Dias Do Mês, Diz Pesquisa

Vale-Refeição Dura 11 Dias Do Mês, Diz Pesquisa

As novas regras do vale-alimentação e refeição estão baseadas em quatro pontos principais:

  • Exclusividade na compra de alimentos;
  • Troca da bandeira do cartão;
  • Utilização em qualquer estabelecimento;
  • Fim dos descontos para empresas.

As novas regras estabelecem que os benefícios de alimentação e refeição devem ser utilizados exclusivamente para o pagamento de alimentos.

O trabalhador que tem acesso ao Vale- alimentação ou refeição, só consegue se beneficiar por 11 dias no país. No ano passado, em 2022 o crédito durava 13 dias. Conforme mostrou um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos.

De acordo com a empresa, os grandes vilões para isso acontecer são a inflação e a alta do juros, que acabam causando a deterioração do poder de compra do benefício.

As empresas consideram, em média, cerca de 22 dias para o depósito do crédito. Isso significa que o trabalhador tem pagado por conta própria metade das refeições que realiza durante o mês.

Mudança nas escolhas

Isso significa uma mudança no comportamento do trabalhador, que segundo a pesquisa, ele passou a fazer escolhas “mais baratas” ao se alimentar nos intervalos de sua atividade. Consumindo uma alimentação pouco saudável. O trabalhador começou a consumir mais sanduíches, salgados e até mesmo shakes.

Para que o levantamento fosse realizado, a empresa considerou R$ 40,64 como valor médio pago por um trabalhador para a alimentação no quilo. A referência é o último balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

Duração do benefício nas regiões

A pesquisa mostrou que nas regiões do país, o trabalhador não tem conseguido usar o benefício por 30 dias:

No Sul: 11 dias

No Sudeste: 12 dias

No Centro-Oeste: 12 dias

No Nordeste: 11 dias

No Norte: 11 dias

A Sodexo revelou que as empresas de todos os tamanhos elevaram o valor do vale-refeição este ano, mas que a mudança não foi capaz de acompanhar os aumentos sucessivos nos preços de refeições fora de casa.

Troca da bandeira do cartão

O trabalhador que queira trocar a bandeira do seu cartão do Vale-Alimentação e Vale Refeição, poderá fazer uma portabilidade. A solicitação é gratuita entre os planos.

Por exemplo, uma pessoa com vale da bandeira Alelo poderá trocar pela bandeira Sodexo se assim quiser gratuitamente.

Fonte: Jornal Contábil