Trump cancela cúpula com líder da Coreia do Norte

Trump cancela cúpula com líder da Coreia do Norte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pedindo o cancelamento da reunião de cúpula, prevista para acontecer em 12 de junho em Cingapura. No texto, o republicano justifica a decisão pela “tremenda raiva e hostilidade aberta” manifestada em declaração recente de autoridades norte-coreanas.

“Estava aguardando muito estar lá com você”, escreveu o presidente americano na carta divulgada pela Casa Branca. “Infelizmente, com base na tremenda raiva e hostilidade aberta demonstrada em sua mais recente declaração, sinto que é inapropriado, neste momento, termos este encontro há muito tempo planejado”.

O presidente disse ao governo norte-coreano que tomou a decisão “pelo bem das duas partes, mas em detrimento do mundo”. Para ele, o mundo perde “uma grande oportunidade para a paz duradoura”. Apesar disso, Trump pediu para Kim “não hesitar em me ligar ou escrever”, caso a Coreia do Norte mude de posição sobre a cúpula.

Na carta, Trump fez menção aos dois arsenais nuclares: “Você fala sobre suas capacidades nuclares, mas as nossas são tão enormes e poderosas que rezo a Deus para que nunca tenham de ser usadas”. Ele lamentou o fracasso do avanço diplomático até então:

“Senti que um diálogo maravilhoso estava sendo construído entre mim e você e, no fim das contas, é apenas o diálogo que importa”, disse Trump. “Algum dia, espero realmente te encontrar. Enquanto isso, quero agradecê-lo pela libertação dos reféns que agora estão em casa com suas famílias. Foi um lindo gesto e muito apreciado”, acrescentou o americano, em referência aos três americanos que estavam presos na Coreia do Norte.

Fonte: O Globo