SPH garante dragagem do rio Gravataí até o final do ano

Se depender da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), a principal exigência da Yara Brasil Fertilizantes, na área de logística, para investir R$ 1 bilhão na ampliação das suas unidades no Rio Grande do Sul será atendida até o final de 2015. Trata-se da dragagem do canal de navegação do rio Gravataí, que dá acesso à sede da empresa.

A garantia é dada pelo superintendente interino da SPH, Renato Moura. Segundo ele, o trecho que está sendo dragado vai da ponte da Rodovia do Parque (BR-448) até a ponte da BR-116, em Canoas, e tem um custo estimado de R$ 4,5 milhões, recursos estes totalmente bancados pelo Tesouro do Estado. A previsão da SPH é de que sejam retirados 70 mil metros cúbicos de sedimentos. Desse total, 40 mil metros cúbicos já foram removidos.

“Trata-se de um serviço de alta complexidade, tendo em vista as condições ambientais do rio Gravataí, bastante assoreado, onde é encontrado todo tipo de lixo”, afirma Pedro Obelar, Técnico em Hidrologia da SPH.

O objetivo da dragagem é deixar o trecho com quatro metros de calado (profundidade). “Com a retomada do calado oficial, a hidrovia do Gravataí, as embarcações que atualmente precisam operar com carga reduzida, poderão atuar com carga plena, beneficiando não só a YBF, mas todos os terminais ali localizados, incluindo a refinaria Alberto Pasqualini”, informa Renato Moura.

Mas as obras de dragagem do Gravataí, segundo o superintendente interino da SPH, não ficarão limitadas ao trecho atual. “Tão logo seja concluída essa fase, está prevista a dragagem dos trechos próximos ao Arroio das Garças, Saco do Cabral e Humaitá, entre a BR-448 e a ponte do Guaíba, representando a retirada de um volume estimado em 300 mil metros cúbicos de sedimentos”, informa Moura.

Fonte: Jornal do Commercio (POA)