SLB fecha contratos para dezenas de poços da Petrobras

SLB fecha contratos para dezenas de poços da Petrobras

A empresa de tecnologia energética SLB garantiu três contratos para até 35 poços submarinos no campo petrolífero Búzios da Petrobras, cobrindo hardware e serviços de completação.

O escopo dos contratos inclui válvulas elétricas de controle de intervalo completo e válvulas elétricas de segurança subterrâneas da SLB. A concessão é um catalisador para a eletrificação completa do sistema de produção da Petrobras, melhorando a disponibilidade da produção por meio de completações mais confiáveis, disse a SLB em comunicado à imprensa.

Ao converter para completações elétricas, a Petrobras ganhará a capacidade de controlar de forma confiável um sistema mais sofisticado no subsolo, disse a SLB. A eletrificação total das completações permite o máximo controle da produção em vários drenos de reservatórios, potencialmente exigindo menos poços e limitando trabalhos pesados durante a vida produtiva dos poços do campo de Búzios, explicou.

“Ao alavancar a eletrificação e a digitalização das completações do SLB, a Petrobras aumentará sua eficiência de recuperação de campo em reservatórios complexos e desafiadores do pré-sal”, disse Steve Gassen, presidente de Sistemas de Produção do SLB.

Grande parte da tecnologia a ser implantada em Búzios e disponível para outros operadores de campos do pré-sal brasileiro foi desenvolvida no Centro de Engenharia de Taubaté da SLB no Brasil para o pré-sal brasileiro, em colaboração com o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras, e a TotalEnergies, de acordo com SLB.

O campo petrolífero de Búzios fica na Bacia de Santos, com profundidade média de água de aproximadamente 2.200 metros (7.218 pés). É o maior campo produtor de petróleo do pré-sal em águas profundas do mundo, segundo a Petrobras.

Fonte: Portos e Navios