Serviço de dragagem em Santos deve ser licitado até fevereiro

Além disso, um novo estacionamento rotativo para caminhões também está previsto

Na última semana as instalações da Codesp (Companhia das Docas de São Paulo) receberam a visita do novo ministro da dos Portos, Edinho Araújo. Na ocasião, a autoridade anunciou que até o dia 15 de fevereiro a SEP (Secretaria dos Portos) pretende publicar o edital para a contratação da dragagem. Essa licitação compreende a elaboração dos projetos básico e executivo da dragagem, fazendo com que o calado chegue um pouco mais de 15 metros. Esta é a segunda tentativa da pasta de licitar o serviço. As duas primeiras fracassaram porque as concorrentes apresentaram propostas com o valor acima do estipulado, acabando com a disputa.

Enquanto o espera o resultado deste processo, a Codesp irá licitar um serviço no trecho 1 do acesso aquaviário, que vai da Barra de Santos até o Entreposto de Pesca, e renovará o atual contrato para a execução dos trabalhos nos trechos 2, 3 e 4, que cobrem o restante do estuário.

Na mesma visita, Edinho confirmou a instalação de um novo estacionamento rotativo para caminhões, que ficará na entrada de Santos. Durante a fase de testes a capacidade estática é de 200 carretas. Com essa adição, o porto poderá comportar até 1750 caminhões, contando com os outros três pátios que estão em funcionamento. O sistema de agendamento prévio dos caminhões será parcialmente automatizado, conferindo um pouco mais de agilidade ao sistema.

Fonte – Guia Maritimo