Se vier uma 2ª onda do covid vamos trabalhar de forma decisiva, diz Guedes

Se vier uma 2ª onda do covid vamos trabalhar de forma decisiva, diz Guedes

Ministro afirmou que o país entrará em economia de Guerra para enfrentar segunda onda da Covid-19

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que o governo trabalhará de forma decisiva se houver uma segunda onda de coronavírus no Brasil. Apesar disso, ele declarou que o governo ainda não trabalha com a perspectiva de que isso ocorra.

Enquanto no Brasil o número de mortes diminui, na Europa e nos Estados Unidos, os números de casos do coronavírus voltaram a subir. Na França, o governo decretou lockdown a partir desta sexta-feira (30).

“Daremos uma resposta igualmente decisiva e encontraremos os recursos [se vier uma segunda onda do coronavírus]. Entraremos em economia de guerra. Mas esse não é o plano A e não vemos isso no momento. Vemos a doença descendo, a economia voltando, o auxílio emergencial aterrissando”, declarou.

Segundo Guedes, a prioridade do governo no momento é atacar o desemprego em massa com geração de emprego e renda. E para isso, ele disse que a melhor resposta é desonerar a folha de salários. Reformas estruturais são necessárias, diz ministro Guedes também declarou que o Congresso precisa voltar a debater e votar as reformas para reequilibrar as contas públicas.

Segundo ele, a dívida pública já é equivalente a 100% do PIB (Produto Interno Bruto) e não há possibilidade de que o auxílio emergencial se torne permanente.

“O que não podemos é, por falta de honestidade e responsabilidade, estender benefícios ao invés de enfrentar os desafios orçamentários. Para isso não contem comigo. Contem comigo para uma resposta política correta”, disse Guedes.

Fonte: UOL / Foto: Isac Nóbrega/PR – Ministro da Economia, Paulo Guedes