São Paulo ultrapassou a marca de 50 mil mortes por Covid-19

São Paulo ultrapassou a marca de 50 mil mortes por Covid-19

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado podem esgotar sua capacidade em 28 dias

Após piora elevada nos indicadores da Covid-19 no estado de São Paulo, o governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (22) regras mais restritivas de isolamento social, e determinou que todo o estado fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, a fase vermelha valerá das 20h às 6h.

Segundo Doria, durante coletiva de imprensa, nesta fase, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar. A medida entra em vigor no feriado da próxima segunda-feira (25), data em que a cidade celebra seu 467º aniversário.

O governo de São Paulo também anunciou que as cirurgias eletivas estão canceladas em todos os hospitais públicos e conveniados do estado e o Hospital de Campanha de Heliópolis, na capital, será reativado.

O coordenador Executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, alertou que o estado de São Paulo registra um óbito pela Covid-19 a cada seis minutos e que, por isso, as mudanças são necessárias.

Vacina

O estado de São Paulo vacinou 79.137 mil pessoas contra Covid-19. Os dados são do Vacinômetro, ferramenta digital, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de população vacinada no estado.

Retorno às aulas

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (22) que o retorno dos estudantes nas escolas para as aulas presenciais de todas as redes do Estado será opcional nas fases vermelha e laranja, mais restritivas do Plano SP.

“Educação continua sendo prioridade e atividade essencial. Nossas escolas estarão abertas para dar todas as informações às famílias a partir de 1º de fevereiro. E com aulas para nossos estudantes da rede estadual a partir de 8 de fevereiro. Já as redes municipais e privadas podem manter seus calendários”, destacou o Secretário de Estado da Educação do Estado, Rossieli Soares, em coletiva nesta sexta.

O Governo adiou a volta às aulas presenciais na rede estadual para 08 de fevereiro e escolas particulares estão autorizadas a manter retorno em 01 de fevereiro.

*Com informações do GOV.SP