Santos será sede do Núcleo do Comando do Grupamento Naval do Sul-Sudeste

Santos será sede do Núcleo do Comando do Grupamento Naval do Sul-Sudeste

A cidade de Santos será sede, a partir desta semana, do Núcleo do Comando do Grupamento Naval do Sul-Sudeste. O Comando do 8º Distrito Naval dará início às operações do órgão, oficialmente, em cerimônia marcada para as 10 horas de sexta-feira (20), no Cais da Marinha. O comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra, Elis Treidler Öberg estará presente.

O grupamento terá como tarefas ampliar a fiscalização de atividades relacionadas a exploração de petróleo, pesca e proteção ambiental em sua área de abrangência – as águas brasileiras em uma distância superior a 12 milhas náuticas, o equivalente a 22,2 quilômetros. Os planos incluem garantir a segurança no entorno das atividades de extração de petróleo na camada pré-sal da Bacia de Santos.

A instalação da unidade militar será feita em etapas. Inicialmente, o grupamento funcionará em uma instalação provisória na sede da Capitania dos Portos do Estado, entre os armazéns 27 e 29. O prédio definitivo será construído pela Dersa, em uma área de 800 metros quadrados, como uma compensação pelos impactos da construção do planejado túnel submerso entre Santos e Guarujá.

Outra atividade que embarcações poderão fazer na área de jurisdição do grupamento é a patrulha nas regiões próximas às plataformas. Nesses locais, há um perímetro de 500 metros que deve ser protegido.

Um dos problemas que poderão ser evitados pelas patrulhas é a ação de barcos pesqueiros perto das plataformas. Motivo: há situações em que o equipamento de exploração descarta material orgânico triturado no mar, o que acaba atraindo peixes e, consequentemente, pescadores.

Quando isso ocorre, a Petrobras fotografa as embarcações e informa a atividade, ilícita, à Marinha. Enquanto não se inaugura o Grupamento de Patrulha Naval em Santos, notificações do gênero vêm sendo feitas no 8º Distrito Naval, na Capital. Este encaminha a demanda ao 1º Distrito Naval, situado no Rio de Janeiro e responsável pela patrulha em águas mais profundas.

Fonte: A Tribuna online