Santos Brasil reporta lucro líquido de R$ 430 milhões em 2022

Santos Brasil reporta lucro líquido de R$ 430 milhões em 2022

A Santos Brasil encerrou o ano de 2022 com um lucro líquido de R$ 430 milhões, o que representa um aumento de 67,5% se comparado a 2021. A margem líquida ficou em 22,2%.

O faturamento bruto da companha superou o patamar de R$ 2 bilhões no ano, atingindo R$ 2,2 bilhões (+25,4% ano a ano). A receita líquida somou R$ 1,9 bilhão em 2022, um crescimento de 25,9% em relação a 2021.

A geração de caixa operacional, representada pelo EBITDA, alcançou R$ 810 milhões, 42,4% maior que o ano anterior, com margem EBITDA de 41,9%, ganho de 5,2 p.p. em relação a 2021.

A distribuição de proventos aos acionistas da companhia referentes ao exercício social de 2022 ficou em R$ 535 milhões. Trata-se do maior pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio dos últimos dez anos. A Santos Brasil encerrou o ano com R? 614,6 milhões em posição de caixa e aplicações financeiras.

Já no 4T22, a receita líquida da companhia cresceu 5,7% ano a ano, atingindo R$ 468,8 milhões, com destaque para o aumento do ticket médio em todas as unidades de negócio, reflexo de renegociações contratuais. Na Santos Brasil Logística o crescimento foi de 25,2% ano a ano na receita líquida, reflexo do aumento do ticket médio e melhor mix de carga armazenada; e no TEV o aumento foi de 17,0% YoY na receita líquida devido ao maior volume de veículos armazenados e aumento do ticket médio.

Na Santos Brasil Logística, observou-se queda de 14,6% ano a ano no número de contêineres armazenados no 4T22, impactado pelo arrefecimento das importações no Porto de Santos. A redução também é explicada pela forte base de comparação do 4T21, quando o Porto de Santos teve um fluxo extraordinário de importação de contêineres devido ao deslocamento da sazonalidade para o último trimestre do ano. Os centros de distribuição, entretanto, cresceram a movimentação de pallets em 11,0% ano a ano no período, reflexo do aumento das operações de logística integrada 3PL.

Fonte: Portos e Navios