Santos Brasil customiza soluções logísticas e renova contrato com a Rhodia

Atender às demandas sob medida, de acordo com a necessidade de cada cliente. Este tem sido o objetivo da Santos Brasil, que, além de ampliar seu mix de serviços em 2015, adotou a estratégia de priorizar a customização de soluções logísticas completas, do porto à porta. Para isso, a companhia mantém uma área especializada em avaliar as expectativas e os objetivos de cada cliente, a fim de desenvolver e operar modelos inovadores e eficientes com intermodalidade. Durante o ano de 2014, mais de 200 customizações foram realizadas.

Como aliadas à esta expertise, a empresa conta com sua área de Tecnologia de Informação (TI), voltada à personalização de sistemas para clientes, e sua infraestrutura de alto desempenho no Porto de Santos, que inclui o maior terminal de contêineres da América do Sul e uma operadora logística com centros de distribuição, recintos alfandegados para armazenagem e um frota rodoviária.

Um exemplo de operação sob demanda é o serviço do porto à porta prestado pela Santos Brasil à Rhodia, empresa do grupo Solvay, para transportes rodoviários de insumos, com o uso de semirreboques basculantes de capacidade para contêineres de 40 pés. O contrato mantém-se desde 2003 e foi renovado por mais três anos em 2015. A operação é pouco comum, exige equipamentos específicos e equipe qualificada, mas é ideal para levar as importações do Porto de Santos a uma unidade industrial em Santo André (SP) com a eficiência desejada. Com a renovação, cinco novos semirreboques basculantes foram adquiridos e incrementados à frota, voltados exclusivamente ao abastecimento desta linha de produção da Rhodia.

“Nossos know-how e infraestrutura para soluções logísticas completas permitem customizações nas operações e nos sistemas de informação de acordo com necessidade do cliente. Realizamos transportes com equipamentos basculantes há 12 anos, o que nos concedeu uma curva de experiência acentuada em um tipo de operação eficiente e pouco explorada no mercado”, ressalta o diretor comercial da Santos Brasil, Wagner Toffoli.

Além desta operação, a Santos Brasil atende a Rhodia por meio de outros contratos de prestação de outros serviços, incluindo expedição de produtos por meio de seu Centro de Distribuição operado em São Bernardo do Campo (SP). “Com esse serviço, otimizamos o fluxo de recebimento de produto, ganhando mais agilidade em nossas operações logísticas”, afirma Nelson Costa, diretor de Supply Chain do grupo Solvay na América Latina.

Customização de sistemas

Outro exemplo recente de customização de processos é o desenvolvimento do sistema de redestinação de cargas, que opera desde o início de 2015 no Porto de Santos e está disponível no site da Santos Brasil. Atendendo às necessidades de despachantes aduaneiros e agentes de carga, a ferramenta garante mais segurança na armazenagem de importações que chegam ao Porto de Santos e são direcionadas aos terminais da Santos Brasil no complexo santista.

O funcionamento é simples. Clientes podem enviar à Santos Brasil o Bill of Landing (BL), documento exigido para cada transporte marítimo, ao anexá-lo no site da companhia em formato PDF. O sistema lê as informações automaticamente, de forma pioneira no Porto de Santos, e elimina possíveis erros de digitação, mitigando riscos de divergências entre os documentos recebidos pela Santos Brasil e pela comunicação com a Alfândega de Santos. “A confirmação chega em instantes e sem erros devido a não manipulação de documentos”, diz Toffoli.

O novo sistema permite ainda a inclusão de informações adicionais, o que não era possível no procedimento adotado anteriormente, via e-mail. “No caso de cargas reefers, o cliente pode cadastrar a temperatura adequada para o contêiner”, explica Toffoli. Outra vantagem nesta inovação é o painel de controle, onde o cliente pode conferir o status de todas as cargas que cadastrou, por exemplo, se já foram descarregadas no terminal ou enviadas para os demais recintos alfandegados.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Referência na operação de contêineres no Brasil, a empresa foi criada há 17 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal superior a 100 MPH (movimentos por hora). Em abril de 2015, a companhia superou o recorde de produtividade mensal no Porto de Santos, com média de 110,65 MPH. Em abril do mesmo ano, o Tecon Santos bateu a marca de 225,25 MPH na operação de um único navio.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) – e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada no nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.

Fonte: Segs/Isabel Lopes