Rolls-Royce fornecerá geradores para o primeiro navio de mineração do leito marítimo

Rolls-Royce fornecerá geradores para o primeiro navio de mineração do leito marítimo

A Rolls-Royce fechou contrato para o fornecimento de seis unidades de seu novo grupo gerador a diesel de média velocidade B33:45 ao estaleiro chinês Fuijan Mawei. O gerador equipará o primeiro navio de mineração da história construído para explorar o leito marítimo.

Pioneiro, o navio é projetado pela SeaTech Solutions, de Cingapura, para o proprietário Marine Assets Corporation (MAC), em Dubai. A embarcação, de 227 metros de comprimento e 40 metros de largura, será energizada por seis motores B33:45L9A que fornecerão 31,4 megawatts de energia.

Quando o navio for entregue, no final de 2017, ele operará sob fretamento de longo prazo da Nautilus Minerals no projeto Solwara 1, no Mar de Bismarck, na região offshore de Papua Nova Guiné. A embarcação extrairá cobre, ouro, prata e minério de alto grau de pureza do fundo do mar, em uma profundidade de 1,6 mil metros.

“É muito emocionante estar construindo um projeto que, novamente, será o ‘primeiro do mundo’. Temos uma longa história no uso de equipamentos de energia e propulsão da Rolls-Royce e por isso sabemos que o navio terá bom desempenho. Desde que nos envolvemos neste projeto, ficou evidente que existe um enorme potencial na mineração submarina. A Nautilus é a líder de mercado neste segmento, e acredito o Solwara 1 é o primeiro projeto que de fato está saindo do papel. Pesquisas e coletas de amostras realizadas no local comprovaram que o setor pode ser extremamente lucrativo em comparação com a mineração em terra, com conteúdo mineral por tonelada de minério consideravelmente superior ao das minas terrestres”, afirma Mark Reeves, Diretor de Operações da Marine Assets Corporation.

“Este contrato é um passo importante adiante no desenvolvimento de nossa nova família de motores de média velocidade projetados para atender a uma ampla gama de navios. Estamos muito orgulhosos de que os grupos geradores B33:45 tenham sido selecionados para energizar este navio pioneiro, que estará na vanguarda de um novo capítulo da exploração submarina”, afirma Francisco Itzaina, presidente da Rolls-Royce para a América Latina. “A mineração em alto mar é um setor novo e empolgante, e com nosso grande pedigree em negócios offshore, estamos ansiosos por trabalhar com a Marine Assets Corporation e seus parceiros de forma a permitir que se tornem empresas pioneiras na extração de minérios valiosos do fundo do mar”, completa Itzaina.

O contrato marca o primeiro pedido múltiplo do motor B33:45 desde sua chegada oficial ao mercado, em setembro. Cada motor também contará com a tecnologia de redução de catalisador seletivo em conformidade com Tier III. Os motores B33:45 oferecem um aumento de 20% na potência por cilindro, ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de combustível, as emissões e o custos operacionais ao longo da vida do equipamento.

A Rolls-Royce entregará os seis motores de nove cilindros ao estaleiro Fuijan Mawei a partir de março de 2016. Três propulsores subaquáticos montáveis, dois propulsores Azimuth retráteis e dois propulsores de proa também fazem parte do contrato de fornecimento.

Fonte: Rolls Royce