Protesto de caminhoneiros afeta Porto de Antonina e Paranaguá

Protesto de caminhoneiros afeta Porto de Antonina e Paranaguá

O grupo luta contra a alta no preço dos combustíveis e baixo preço do frete

A greve dos caminhoneiros que bloqueia vários pontos do Brasil contra a alta dos preços do combustível após o reajuste no PIS (Programa de Integração Social) e Confins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) incidentes sobre o diesel e baixo preço dos fretes vem provocando impactos negativos no setor.

Um protesto bloqueou parcialmente 38 pontos em nove rodovias do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso desde o último domingo, (22). Em cada ponto, cerca de cem caminhoneiros de carga, exceto cargas vivas, de ração e de leite, estão parados nos acostamentos.

Procurada pela equipe do Guia Marítimo, a Appa (Administração dos Portos de Antonina e Paranaguá) disse que a greve dos caminhoneiros nas estradas do País está implicando em um volume mais baixo de cargas descarregadas no Porto de Paranaguá pelo modal rodoviário. A administração disse ainda, que a falta de caminhões para descarregamento de cargas afetou a programação dos navios. Por volta as 13h da terça feira, (24), apenas 10% da carga programada para ser carregada encontrava-se no Porto.  A previsão do porto era receber 925 caminhões no Pátio de Triagem. Até o fechamento dessa matéria, apenas 45 caminhões tinham sido recebidos. “Na segunda-feira, (23), 1569 caminhões deixaram de carregar suas cargas em direção ao porto e cancelaram as suas senhas no sistema de carga online”.

A preocupação da Appa é quanto ao escoamento da safra. A administração dos portos disse ainda que está se preparando para o momento em que ocorrerem os desbloqueios das estradas, “pois haverá um acúmulo dos veículos parados para descarregamento em Paranaguá.”

O aumento de R$ 0,15 por litro do diesel e R$ 0,22 por litro da gasolina foi repassado ao consumidor desde 1º de fevereiro. O valor reajustado representa aumento de 5,75% no preço do diesel comum e 5,43% no preço do diesel S-10. Ambos os combustíveis são utilizados para a realização dos serviços de transporte de cargas e passageiros.

Fonte: Guia Marítimo / Kamila Donato