Porto do Rio faz obras de dragagem e aprofundamento para receber navios de maior porte

Porto do Rio faz obras de dragagem e aprofundamento para receber navios de maior porte

Ofim de agosto de 2023 foi marcado pelo início de projeto de aprofundamento em quatro áreas do Porto do Rio de Janeiro com a primeira detonação das obras de derrocagem. Uma iniciativa público-privada foi o start para o emprego da técnica do derrocamento com o uso de expansores explosivos para remover o material rochoso nessas regiões.

A implantação das emulsões explosivas foi possibilitada graças às perfurações. As obras tiveram início no dia 15 de agosto. A autoridade portuária destacou que todos os licenciamentos e permissões exigidos pelas autoridades –  PortosRio, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Capitania dos Portos do Rio de Janeiro/ Marinha do Brasil (CPRJ/MB) e Exército Brasileiro (EB) – foram obtidos, garantindo total conformidade com os critérios de segurança e sustentabilidade.

O objetivo central da derrocagem é melhorar a capacidade de navegação e atracação de navios de maior porte no Porto, ao mesmo tempo que se proporciona uma maior segurança nas manobras das embarcações no local.

O projeto vai abranger também monitoramentos regulares da qualidade da água, preservação das estruturas, edificações próximas e proteção ao ambiente marinho. Em 2024, está prevista uma dragagem complementar de todo o cais da Gamboa, no centro do Rio, já aprovada no orçamento com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O porto da capital da Paraíba lançou ainda o programa “Porto Cidade” que tem como finalidade promover o desenvolvimento social dos trabalhadores e de toda comunidade da região de Cabedelo nas áreas de educação, cultura, tecnologia, sustentabilidade e saúde.

Na cerimônia de inauguração das obras, dois armazéns foram entregues e ambos passaram por reformas no custo de R$ 5 milhões.

Porto de cabedelo conclui dragagem

Esse tipo de obra é de tamanha importância e possibilitou, o Porto de Cabedelo, em João Pessoa, receber navios de até 55 mil toneladas. O terminal também teve as obras de dragagem na bacia de Cabedelo, iniciadas em agosto de 2023. Com a obra, o calado passa de 9,14 metros para 11 metros de profundidade. Entre os objetivos estabelecidos
com a mudança, está o de tornar o porto mais competitivo. R$ 120 milhões foram investidos, com recursos próprios do governo da Paraíba