Porto de Paranaguá recebe novos equipamentos para movimentação de contêineres

Atracou na tarde desta última sexta-feira (23), no Porto de Paranaguá, o navio que trouxe os quatro portêineres de última geração que serão instalados no novo cais de atracação do Terminal de Contêineres. As estruturas vieram montadas, prontas para o uso, e medindo cerca de 75 metros de altura.

Os novos equipamentos terão capacidade para atender navios com até 51 metros de largura e 368 metros de comprimento, padrão do novo canal do Panamá. Atualmente, os maiores navios que operam na costa brasileira têm por volta de 48,20 metros de largura.

Para o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, a chegada dos equipamentos marca mais uma etapa de crescimento e ampliação do Porto de Paranaguá. “O novo cais do terminal de contêineres consolida mais uma importante etapa do crescimento e expansão do Porto de Paranaguá. Poderemos atender navios maiores, com mais segurança, aumentando a movimentação de mercadorias e tornando o nosso porto ainda mais competitivo”, disse Dividino.

O novo cais, com 315 metros, deve entrar em operação no segundo semestre e ampliará a capacidade do Porto de Paranaguá para receber navios de maior porte.

O trabalho de desembarque dos portêineres deve levar aproximadamente 12 dias. Após o desembarque será iniciada a instalação, que será feita em duas semanas.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná