Porto de Paranaguá: novos investimentos ampliam capacidade operacional do porto

Porto de Paranaguá: novos investimentos ampliam capacidade operacional do porto

No Paraná, a empresa pública que controla os Portos de Paranaguá e Antonina informou que realiza obras importantes de infraestrutura na região portuária,  o que vem animando empresas privadas a investirem em ampliação dos negócios.

A autoridade portuária, que administra o porto e é responsável por oferecer a infraestrutura necessária às atividades de movimentação de cargas, comunicou que deve investir R$ 703 milhões nos próximos anos. Somente na contratação do projeto executivo de modernização do Corredor de Exportação Leste serão aplicados R$ 4 milhões. O projeto prevê a ampliação da estrutura do Terminal de Granéis Sólidos de Exportação, que passará a ter novos armazéns. As obras começaram neste mês de novembro.

A Rocha Terminais Portuários e Logística informa que inicia novos investimentos em suas operações de armazenagem e movimentação de granéis sólidos pelo Corredor de Exportação Leste, do Porto de Paranaguá.

 Portos do Paraná planeja Corredor para os próximos 50 anos

A Portos do Paraná já contratou o projeto básico para a modernização e remodelação do Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá. A obra aumentará a capacidade operacional do complexo em 100%.

Segundo o diretor presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, o objetivo é dar condições para o complexo atenda a demanda com excelência para os próximos cinquenta anos. “Considerando a potência dos shiploaders (equipamentos carregadores) e a demanda de mercado, vamos investir já neste projeto para chegar ao volume de até 18 mil toneladas por hora, ou seja, 6 mil toneladas/hora em cada berço de atracação”, afirmou, em nota.

Foto: José Fernando Ogura/ANPr