Porto de Paranaguá completa 86 anos de operações

Porto de Paranaguá completa 86 anos de operações

Considerado a principal porta de saída do agronegócio brasileiro, o porto paranaense tem investido R$ 703 milhões em obras

O Porto de Paranaguá completou 86 anos nesta quarta-feira (17) e pretende inovar suas tecnologias para se tornar hub logístico da América Latina. Considerado a principal porta de saída do agronegócio brasileiro, o porto paranaense investe R$ 703 milhões em obras.

“Acreditamos que é possível crescer de forma ordenada e sustentável, sem prejudicar o município e cumprindo o papel de desenvolver a região, com geração de emprego e renda. Para isso, precisamos ter eficiência na recepção, movimentação e armazenagem das cargas”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O Corredor de Exportação, que permite o uso compartilhado de berços exclusivos para o embarque de granéis vegetais, será modernizado.

O modelo em pool, único no Brasil, será replicado do lado Oeste. A entrega do berço 201, em 2020, com dois novos shiploaders (carregadores de navios) atraiu investimentos privados e novos terminais passam a integrar o sistema.

Os novos arrendamentos darão continuidade ao programa de leilões. Além das áreas PAR 32 e PAR 50, que já estão em fase de consulta e audiência pública, serão arrendadas as áreas PAR 9, PAR 14 e PAR 15 – todas voltadas para movimentação de granéis sólidos para exportação.

Modais

Um dos maiores desafios do crescimento nas atividades portuárias é o transporte e recepção das cargas. A empresa pública que administra o Porto de Paranaguá, em conjunto com a comunidade, planeja a criação de uma moega única, que centralize a chegada de vagões aos armazéns e terminais que operam no Corredor de Exportação Leste.

Conhecido como Moegão, o projeto prevê três linhas independentes para receber até 180 vagões de forma simultânea, ligando nove empresas que hoje recebem composições de forma separada e reduzindo as interferências no trânsito da cidade.

Para garantir a segurança da navegação e manter a capacidade de receber navios de grande porte, o Porto de Paranaguá realiza o programa de dragagem de manutenção continuada. Os investimentos são de R$ 403,3 milhões.

A empresa pública vai realizar, ainda, a explosão de um complexo de pedras subterrâneas, no canal de acesso ao porto, com investimentos de R$ 23,2 milhões.

Tecnologia

O Porto de Paranaguá foi escolhido como piloto e será o primeiro da América Latina a desenvolver o Port Collaborative Decision Making (PortCDM), um novo modelo de gerenciamento das operações marítimas, em tempo real, entre todos os agentes envolvidos nas operações de chegada e saída de navios.

A empresa pública Portos do Paraná, que administra o porto, firmou uma colaboração técnica inédita com a Fundación Valenciaport, um centro de pesquisa, inovação e formação do setor logístico portuário, com sede no porto de Valência, na Espanha, e atuação em portos da Europa, América Latina, Ásia e Oriente Médio.