Porto de Long Beach revela planos para enorme instalação eólica offshore flutuante

Porto de Long Beach revela planos para enorme instalação eólica offshore flutuante

O Porto de Long Beach anunciou planos para o Pier Wind, uma gigantesca instalação eólica offshore flutuante projetada para ajudar a Califórnia e os EUA a atingirem metas de energia renovável.

A instalação, a maior de seu tipo em qualquer porto marítimo dos Estados Unidos, apoiará a fabricação e montagem de turbinas eólicas offshore tão altas quanto a Torre Eiffel.

O Pier Wind permitirá que turbinas totalmente montadas, capazes de gerar 20 megawatts de energia, sejam rebocadas por mar para parques eólicos offshore no centro e norte da Califórnia .

“À medida que a sociedade faz a transição para a energia limpa, nosso porto está idealmente localizado para tal empreendimento – com mar calmo atrás de um quebra-mar federal, um dos canais mais profundos e amplos dos EUA, acesso direto ao oceano aberto e sem restrições de altura do ar”, disse o diretor executivo do Porto de Long Beach, Mario Cordero. “Nenhum outro local tem espaço para alcançar as economias de escala necessárias para reduzir o custo de energia dessas enormes turbinas.”

O projeto de US$ 4,7 bilhões, abrangendo até 1,6 km2 no distrito do porto a sudoeste da Long Beach International Gateway Bridge, não apenas fornecerá energia renovável, mas também criará empregos e oportunidades de carreira para comunidades desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas e operações portuárias.

A construção está programada para começar em janeiro de 2027, com os primeiros 0,4 km2 operacionais no início de 2031, os segundos 0,4 km2 operacionais no final de 2031 e os últimos 0,8 km2 entrando em operação em 2035.

A instalação está planejada para ajudar a Califórnia a atingir sua meta de produzir 25 gigawatts de energia eólica offshore até 2045 e contribuir para reduzir o custo nacional da energia eólica offshore em 70% até 2035.

Fonte: Portos e Navios