Policiais federais anunciam greve a partir de terça em 21 estados e DF

Policiais federais anunciam greve a partir de terça em 21 estados e DF

Fenapef diz que 7 mil agentes, escrivães e papiloscopistas vão aderir o protesto

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal de 21 estados e do Distrito Federal podem entrar em greve a partir desta terça-feira (11), segundo informou na última sexta-feira (7) a Federação Nacional dos Policiais Federais. Os policiais reivindicam melhores condições de trabalho, aumento de salário e aumento do efetivo.

Segundo a entidade, a greve atingirá os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

Apesar da paralisação, serviços como emissão de passaportes, fiscalização em aeroportos e nas fronteiras não serão afetados, segundo o presidente da Fenapef, Jones Borges Leal. Já serviços de investigação, controle de produtos químicos e liberação de empresas de segurança serão afetados pela paralisação.

Greve 24hs

Nesta terça-feira (11), os policiais federais realizaram uma nova mobilização para expor problemas de assédio moral e riscos à saúde enfrentados no ambiente de trabalho, além de pedir aumento de salário e aumento do efetivo. Na capital do país, 70% dos profissionais estão parados. O grupo participou pela manhã de uma reunião em frente à sede do órgão, no Setor de Autarquias Sul, atrás do Banco Central. O Brasil tem entre 11 mil e 13 mil policiais federais.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais do DF, a paralisação vai durar 24 horas, mas não vai atrapalhar o atendimento ao público. Segundo o sindicato, entre 2011 e 2012 houve 15 suicídios e, no ano passado, 230 profissionais deixaram a corporação.

Fonte: G1