Petrobras inicia produção no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos

Poço do pré-sal tem capacidade para produzir 33 mil barris por dia

A Petrobras informa que entrou em produção, na última terça-feira, o poço 9-SPS-77A, no campo de Sapinhoá, no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Com produção de 33 mil barris de petróleo por dia, o poço está interligado ao FPSO Cidade de São Paulo, por um sistema pioneiro de conexão à plataforma. Por esse sistema, o trecho ascendente das tubulações de produção é sustentado por uma boia submersa ancorada a 240 metros de profundidade. O poço está localizado a uma profundidade d’água de 2.118 metros.

Na posição em que está instalada a boia de sustentação dos dutos, denominada BSR (Boia de Sustentação de Risers), fica imune aos movimentos da plataforma. Esse sistema inovador viabiliza o uso, em partes do projeto, de dutos rígidos de aço (Steel Catenary Risers – SCR) em grandes profundidades.
A boia, que mede 40m x 52m e pesa 1.936 toneladas, está ancorada por oito tendões de aço de 1.828m cada, conectados a quatro estacas fixadas no leito marinho.

O sistema foi construído e instalado pela empresa Subsea 7. A instalação dessa boia, que tem capacidade para comportar dutos de três poços produtores e dois injetores, começou em julho de 2013. “Esse trabalho enfrentou e superou diversas dificuldades, devido às condições meteorológicas no período de inverno e ao pioneirismo do projeto”, disse a companhia em comunicado.
A instalação da boia foi concluída em 25 de dezembro de 2013. Em 22 de janeiro concluiu-se a instalação dos dutos rígidos de aço para a interligação dos primeiros dois poços. A conexão do poço 9-SPS-77 ao FPSO foi finalizada em 17 de fevereiro, com a instalação dos dutos flexíveis e sua abertura para produção no dia seguinte.
O próximo poço produtor no mesmo campo deverá ser interligado à plataforma até o final do primeiro trimestre, disse a estatal em comunicado ao mercado.

Fonte: Monitor Mercantil / Foto: Agência Petrobras