Países da Copa vão enviar policiais para proteger seus torcedores

Medida é prevista em portaria do Ministério da Justiça

A portaria publicada pelo Ministério da Justiça para regulamentar o Sistema Integrado de Comando e Controle da Copa prevê a presença de policiais estrangeiros na segurança de seus torcedores e de suas seleções durante o Mundial. O torneio começa no dia 12 de junho e vai até 13 de julho.

As cidades-sede que receberem grande número de turistas de determinado país contarão, cada uma, com um efetivo de sete policiais da mesma nacionalidade. Esses homens vão atuar como intermediários nas relações com a polícia brasileira quando houver ocorrências.

A medida se estende a cidades que servirão de base para seleções. Os policiais estrangeiros usarão seus próprios uniformes, mas não terão poder polícia nem usarão armas. Centros de controle nas 12 cidades-sede vão concentrar as informações de possíveis ocorrências com delegações e torcidas. O Centro Nacional de Controle ficará em Brasília.

Da estrutura, fará parte o Centro de Cooperação Policial Internacional, também em Brasília, cuja função será apoiar essas forças estrangeiras. Todos os 31 países da Copa (são 32, com o Brasil) foram convidados a enviar sete policiais, cada. Ao todo, devem vir para o Mundial 224 policiais estrangeiros.

A maior preocupação do Ministério da Justiça é com os “hooligans”, torcedores ingleses famosos pelas brigas que protagonizam, e sua versão argentina, os “barraqs bravas”. A orientação das autoridades brasileiras é para que ocorrências envolvendo estrangeiros sejam comunicadas aos policiais de seu país.

Fonte: O Globo