OS DESAFIOS DA INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO NAVAL BRASILEIRA

OS DESAFIOS DA INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Na vanguarda da tecnologia e da inovação, a construção naval brasileira enfrenta desafios que vão muito além da simples engenharia mecânica. Recentemente, os Navios de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e o Polar “Almirante Maximiano” retornaram ao Brasil após uma missão de seis meses no inóspito oceano Austral. A experiência reforçou a capacidade brasileira de operar em condições extremas, uma habilidade que é crucial para a soberania e a defesa nacional.

Resistência e Versatilidade dos Meios Navais

Os engenheiros da Marinha não apenas projetam navios que resistem a temperaturas subzero, mas também garantem que esses gigantes dos mares continuem operacionais em calor extremo, como o do verão carioca. Segundo o Capitão de Mar e Guerra (Engenheiro Naval) Rafael Dutra, Diretor do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha (CMS), os navios são construídos para resistir a impactos severos, como tiros de canhão e mísseis, demonstrando a robustez e a alta tecnologia embarcada em cada projeto.

A Complexidade da Engenharia Naval

A Marinha do Brasil emprega especialistas de pelo menos 16 áreas diferentes de engenharia, evidenciando a interdisciplinaridade necessária para manter e avançar a capacidade tecnológica do país. Estes profissionais são fundamentais não só na construção e manutenção dos navios, mas também no desenvolvimento de sistemas avançados de propulsão, armamento e computação.

Foco no Futuro: Defesa e Tecnologia

A necessidade de atualização tecnológica é constante. O CMS se dedica a aprimorar os sistemas de comando e controle automatizados, fundamentais para operações militares modernas. O desafio é manter esses sistemas seguros contra ameaças cibernéticas, uma área que tem recebido atenção especial dos engenheiros da Marinha.

Inovação no Submarino Nuclear Brasileiro

Um dos projetos mais ambiciosos é o desenvolvimento do primeiro Submarino Brasileiro Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear. Este avanço colocará o Brasil ao lado de potências como Estados Unidos e Rússia, que já possuem essa tecnologia. O projeto não só aumenta a independência tecnológica nacional como também fortalece a defesa e a presença brasileira nos mares.

Desafios da Obsolescência e Contribuições Civis

A longevidade dos meios navais, como o Monitor “Parnaíba”, em operação desde 1938, demonstra os desafios da obsolescência. Paralelamente, as pesquisas em energia nuclear não só contribuem para a defesa, mas também têm aplicações civis, como no desenvolvimento de fármacos para diversas doenças.

Educação e Capacitação Profissional

A formação de engenheiros é crítica, e a Marinha mantém parcerias com instituições de ensino como a Universidade de São Paulo (USP). Essas parcerias são essenciais para o desenvolvimento contínuo de profissionais qualificados que possam atender às demandas tanto militares quanto civis.

Fonte: Defesa em Foco