Operação Covid-19: Forças Armadas completam 10 meses de atuação

Operação Covid-19: Forças Armadas completam 10 meses de atuação

Em todo território nacional, os militares efetuaram a desinfecção de mais de 8,1 mil espaços públicos

O Ministério da Defesa informou que a Operação Covid-19, completou 10 meses de atuação em todo o Brasil. “As Forças Armadas trabalham incansavelmente em apoio às ações do Governo Federal de combate ao novo coronavírus. A missão demanda grande logística, semelhante a operações de guerra, tanto mobilizou até 34 mil militares. As atividades iniciaram em 20 de março do ano passado”, disse a nota do Ministério.

Em ação recente, nos dias 18 e 19 de janeiro, o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), auxiliou o Ministério da Saúde na distribuição de vacinas contra o coronavírus pelo País. As doses do imunizante transportadas pelos militares seguiram para o Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Roraima, Rondônia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além do município de Tabatinga, no Amazonas.

A Defesa comunicou, ainda, que mais de 155 mil indígenas receberam assistência de saúde no Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Desde o início da Operação Covid-19, as Forças Armadas distribuiram mais de 6,5 milhões de kits de alimentos e mais de 25,3 mil toneladas de material, entre medicamentos e insumos hospitalares. Para atender a demanda nacional foram empregados cerca de 994 viaturas, 90 embarcações e três navios.

Cilindros de oxigênio

As Forças Armadas também realizaram o transporte de oxigênio para os hospitais do estado da Região Norte do Brasil. A mobilização prossegue até 20 de janeiro. Foram enviados cerca de 40 respiradores, o Inspire, para Manaus, por meio de parceria do Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo (CTMSP) com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Além de um tanque de oxigênio de 54 toneladas, que partiu de Santos, São Paulo, por meio do Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, da Marinha. O equipamento seguiu para Belém, no Pará, e, posteriormente, para a capital amazonense.

Também com destino a Manaus, a FAB fez o deslocamento de 2.827 cilindros de oxigênio e transportaram 13 usinas para produção de oxigênio. O 5º Batalhão de Infantaria Leve da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel do Exército apoiou a FAB no embarque de uma das usinas.

Foto: divulgação MD