Oficializada a implementação da Seção Nacional da PIANC no Brasil

Oficializada a implementação da Seção Nacional da PIANC no Brasil

Foi implementada a Seção Nacional do Brasil da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC). A oficialização aconteceu durante a participação da ANTAQ e da ABEPH na Assembleia Geral da PIANC, realizada na Noruega nos dias 24 e 25 de maio de 2023.

Durante o evento, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, e o Presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia, informaram aos demais membros da PIANC que os trâmites formais necessários para o estabelecimento da Seção Nacional do Brasil foram finalizados neste mês.

O compromisso de criação da seção Nacional da PIANC foi assumido em memorando de entendimento (MoU) assinado em novembro de 2022 entre a ANTAQ, a PIANC e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). O intuito do MoU foi formalizar a criação de uma Seção Nacional no Brasil e garantir o seu pleno desenvolvimento, trazendo maior participação do setor aquaviário brasileiro na Organização Internacional.

As Seções Nacionais (SNs) da PIANC funcionam como um elo entre os membros da Associação em um determinado país e a sede da organização em Bruxelas. Sendo assim, é de responsabilidade de uma SN atuar como intermediária entre órgãos gerenciais e técnicos da PIANC e os membros corporativos e individuais em seus países. As SNs são também responsáveis por organizar os eventos nacionais da PIANC, promover os trabalhos publicados pela organização e incentivar a propositura de temas a serem discutidos por especialistas de todos os continentes.

“A oficialização ocorrida hoje consolida o comprometimento da agência com a PIANC, uma organização de referência mundial no transporte aquaviário, em criar a seção nacional para debater o setor. Também mostra que ANTAQ está em constate busca pelas melhores práticas internacionais para regular e estabelecer o transporte aquaviário sustentável no país”, declarou Nery.

Sobre a PIANC

A PIANC é uma organização global criada em 1885, sem fins políticos e lucrativos, composta por membros de governos nacionais, empresas privadas, indústria, especialistas acadêmicos e jovens profissionais. A associação agrega membros em 66 países, incluindo 44 membros qualificados, cerca de 500 membros corporativos e 1.800 membros individuais.

A Associação tem membros em 66 países. Desses, 44 possuem status de Qualifying Member: governos nacionais, governos regionais, organizações intergovernamentais ou empresas privadas que representam seus países nos órgãos gerenciais. O Brasil é membro qualificado na PIANC desde 2007, representado pela ANTAQ.

Fonte: Antaq