O transporte de contêineres deverá crescer 3,2% no médio prazo

O transporte de contêineres deverá crescer 3,2% no médio prazo

Este ano de 2022, projeta-se uma queda de 1,7% no transporte de contêineres e a taxa de crescimento anual composta global (CAGR) é estimada em 3,2% no médio prazo (2022-25) e 2,9% no longo prazo (2022-30), valor que compara com o forte crescimento anual de 7,9% apresentado em 2021, segundo dados da GTAS Forecasting da IHS Markit e S&P Global.

De acordo com a análise, um dos principais eventos que moldará os fluxos comerciais globais em 2022 é a invasão russa da Ucrânia. No início de março, uma grande quantidade de carga com destino à Rússia foi observada flutuando na água sem garantia de chegar ao seu destino. A única possibilidade de as mercadorias chegarem ao seu destino era o transbordo nos terminais do norte da Europa, o que se somava ao alto nível de congestionamento nos principais hubs europeus.

Por outro lado, vários hubs e gateways boicotaram a carga russa, enquanto as maiores companhias marítimas, incluindo Maersk, CMA-CGM, MSC e Hapag-Lloyd, suspenderam suas reservas de carga de e para a Rússia. Isso veio junto com a longa lista de sanções impostas à Rússia desde o início da invasão da Ucrânia.

O outro evento que terá consequências nos resultados anuais é a política Zero-Covid da China Continental que levou a uma série de restrições em todo o país e a um bloqueio total introduzido em Xangai, o maior porto do mundo e um dos principais centros de comércio mundial.

Principais rotas comerciais

Até o final de 2022, as importações de contêineres dos EUA da China devem crescer 3,3% em relação ao ano anterior, em linha com a última previsão do GTAS.

Além disso, verifica-se uma diminuição da procura europeia de bens devido à inflação, custos de transporte ainda muito elevados e sinais de alteração do padrão de consumo de bens para serviços. Portanto, de acordo com as estimativas da GTAS Forecasting, as exportações de contêineres da China continental para a Europa diminuirão 11,1% em relação ao ano anterior.

2021

Em relação aos dados globais obtidos em 2021, a GTAS Forecasting observou uma forte recuperação no transporte marítimo conteinerizado durante 2021 com um crescimento anual de 7,9% e volumes que atingiram 168,2 milhões de TEUs. O primeiro e segundo trimestres de 2021 marcaram aumentos significativos de 12,8% e 20,6% em relação ao ano anterior. O terceiro trimestre de 2021 trouxe um crescimento mais moderado de 6,4% ano-a-ano, enquanto o último trimestre de 2021 registrou uma queda de 5,9% ano-a-ano.

Fonte: Mundo Marítimo