Navio fica parado na Baía de Guanabara após tripulantes testarem positivo para a Covid-19

Navio fica parado na Baía de Guanabara após tripulantes testarem positivo para a Covid-19

Três pessoas estão infectadas – uma pessoa precisou deixar a embarcação – e noventa tripulantes estão em quarentena

O navio petrolífero inglês Seven Sun está parado na Baía de Guanabara após três tripulantes terem tido confirmados casos da Covid-19. Um deles foi retirado do navio por recomendações médicas. O navio atua no ramo de offshore, tem 90 pessoas em quarentena e está estacionado a seis quilômetros da Ponte Rio-Niterói há uma semana, segundo a Capitania dos Portos.

A federação nacional que representa os trabalhadores embarcados afirma que ele não é o único em estado grave. Segundo a entidade, mais um tripulante desembarcou do Seven Sun por complicações da doença e, no total, são dez infectados.

“A tripulação está apavorada. A acomodação dele é restrita, são 2 tripulantes por camarote, por beliche. O ambiente é muito restrito. Basta um caso ou dois de covid para alastrar rapidamente”, afirmou Luciano Ponce, diretor jurídico da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários.

Outras embarcações

O Seven Sun não é o único nessa situação: segundo a Federação Nacional, outros sete navios estão sofrendo interdição sanitária. Já houve um navio da Marinha com casos confirmados e a morte de um tripulante. A partida da embarcação chegou a ser cancelada por este motivo.

“Não houve ainda nenhum pedido de ajuda. A gente espera que esteja tudo sob controle dentro do navio. O risco é alastrar e nós perdermos a mão de obra, parar esse navio”, afirmou Ponce.

Fonte: G1/RJ