Na Bahia, Dilma sinaliza ampliação de investimentos no porto de Aratu

Na Bahia, Dilma sinaliza ampliação de investimentos no porto de Aratu

A presidente Dilma Rousseff sinalizou ao governador da Bahia, Rui Costa, na manhã da última sexta-feira (19), que está disposta a ampliar os investimentos no porto de Aratu, na região metropolitana de Salvador, para além do anunciado na nova fase do Programa de Investimento e Logística (PIL), lançado no dia 9 deste mês.

Conhecido como Plano de Concessões, o programa prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões na privatização de aeroportos, rodovias, ferrovias e portos.

A sinalização da presidente foi anunciada nesta sexta durante a inauguração do Complexo Acrílico da Basf, em Camaçari, após cobrança do governador da Bahia. Em discurso, Rui Costa agradeceu pelo anúncio de investimentos no Terminal de Grãos do Porto de Aratu, mas pediu que os demais terminais do local fosse incluídos no PIL.

“Inicialmente, foi anunciado o Terminal de Grãos, mas eu já tive a oportunidade de estar com ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e estive com o ministro (da Fazenda), Joaquim Levy, pedindo a inclusão não só do Terminal de Grãos, mas do Terminal de Gás, do Terminal de Líquido, porque as empresas querem investir e ali é um patrimônio da Bahia”, argumentou.

Em discurso logo após, a presidente Dilma Rousseff revelou interesse na ampliação de investimentos no porto baiano. “Nós estamos abertos a acrescentar. Difícil seria a gente tirar. Inclusive, um tratamento todo especial que dou a Aratu, um dos portos de águas profundas mais importantes do país. Todo esforço do programa de concessão para ampliar o Porto de Aratu, conte conosco”, respondeu.

A presidente também afirmou que este é mesmo o momento de recebimento de sugestões para o aperfeiçoamento do PIL. “Lançamos esse programa na semana passada. Portanto, estamos a tempo e a hora de fazer os ajustes necessários”, concluiu.

Fonte: Henrique Mendes / G1 BA