Morre de coronavírus mais um tripulante do navio Costa Fascinosa

Morre de coronavírus mais um tripulante do navio Costa Fascinosa

Embarcação está em quarentena no Porto de Santos

Mais uma pessoa que estava embarcado no navio Costa Fascinosa, da companhia italiana Costa Cruzeiros, faleceu de Covid-19 em Santos (SP), onde a embarcação está atracada, em quarentena. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vítima – um tripulante do sexo masculino de 44 anos – morreu na última sexta-feira (24). Ele havia desembarcado para tratamento em 26 de março e estava internado em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) de um hospital local.

Outras duas mortes de pessoas que estavam no Costa Fascinosa já foram registradas em abril. São também dois tripulantes da embarcação: um homem, de 42 anos, de nacionalidade filipina, morto no último domingo (19), e um médico italiano, de 70 anos, no último dia 16. Ambos estavam em hospitais da Baixada Santista.

Fim da quarentena

O Costa Fascinosa está no último dia de quarentena e deve iniciar o desembarque de parte dos tripulantes para repatriação. “Esses desembarques, como os de qualquer outra embarcação, devem ser realizados após avaliação médica do tripulante e os desembarcados devem seguir diretamente para o aeroporto. Além disso, a repatriação deve ser autorizada pelo Ministério das Relações Exteriores”, destacou, em nota, a Anvisa.

Segundo a Anvisa, ainda não há uma data confirmada para a saída da embarcação. No navio, foram confirmados 29 casos de covid-19. Dessas, dez desembarcaram para tratamento hospitalar e três faleceram.

O cruzeiro chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março e, dois dias depois, a embarcação foi colocada em quarentena. As primeiras pessoas com necessidade de atendimento médico desembarcaram no dia 25 de março. Em 5 de abril, 75 brasileiros deixaram a embarcação, assim como 227 filipinos, no dia 11 de abril. Eles retornaram ao seu país em voo fretado.

Fonte: Agência Brasil