Marinha do Brasil Realiza Exercício de Defesa Naval em Salvador

Marinha do Brasil Realiza Exercício de Defesa Naval em Salvador

Na última segunda-feira (25), a Marinha do Brasil deu início ao Exercício Militar “DEPORTEX LE/2024” no Porto de Cotegipe, em Salvador, Bahia. Este treinamento, que se estende até o dia 28 deste mês, acontece tanto na área marítima quanto em terra e tem o objetivo de treinar as forças navais para a defesa portuária.

O exercício envolve a participação direta de aproximadamente 450 militares e a mobilização de seis embarcações. As atividades de DEPORTEX congregam forças de diversas unidades da Marinha, incluindo o Comando do 2º Distrito Naval, a Base Naval de Aratu, a Capitania dos Portos da Bahia, o Centro de Intendência da Marinha em Salvador, o Comando da Força de Minagem e Varredura, a Estação Rádio da Marinha em Salvador, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, o Grupamento de Patrulha Naval do Leste, e o Serviço de Sinalização Náutica do Leste.

A frota participante é composta pela Corveta “Caboclo”, os Navios-Patrulha “Gravataí” e “Guaratuba”, além dos Navios-Varredor “Araçatuba”, “Aratu” e “Atalaia”. O exercício também conta com o suporte de lanchas operadas pela Capitania dos Portos da Bahia e pelo Grupamento de Patrulha Naval do Leste.

De acordo com a Doutrina Básica da Marinha, a operação de defesa de porto visa prevenir ou neutralizar qualquer ataque contra portos ou fundeadouros e seus acessos por forças hostis. Este treinamento de DEPORTEX LE/2024 simula cenários reais para assegurar que as unidades participantes estejam preparadas para defender a infraestrutura naval crítica contra potenciais ameaças.