Marinha do Brasil inspeciona mais de 11 mil embarcações durante Operação Verão 2022/2023 no litoral baiano

Marinha do Brasil inspeciona mais de 11 mil embarcações durante Operação Verão 2022/2023 no litoral baiano

O litoral baiano recebeu, durante a Operação Verão 2022/2023, o reforço das Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) da Marinha do Brasil. O objetivo da operação foi garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, além de conscientizar condutores e passageiros sobre as regras de segurança da navegação.

Cerca de 300 militares compuseram as equipes extras de Inspeção naval, que inspecionaram mais de 11 mil embarcações durante os quase três meses de operação. Ao todo, foram emitidas 336 notificações e 39 embarcações foram apreendidas por descumprimento das regras previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei nº 9.537/97). Também foram realizados 73 testes de alcoolemia.

As Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e Porto Seguro, subordinadas à Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), coordenaram as AFTA no sul do estado, intensificando a fiscalização das embarcações em localidades de intensa atividade do turismo náutico. Juntas, as duas Organizações Militares realizaram a abordagem em 2.907 embarcações, com 203 notificações emitidas e 15 embarcações apreendidas.

Além das AFTA, a operação também contou com a “Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança” e o projeto “Capitania Itinerante”, que levou serviços das Capitanias aos lugares mais distantes.

Para o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, os números obtidos na operação refletem o esforço conjunto de todas as organizações militares da Marinha na Bahia, que atuaram em prol da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana no mar e da prevenção da poluição hídrica, garantindo um verão de mares e rios limpos e seguros para toda a sociedade baiana.

Fonte: Defesa em Foco