Marinha do Brasil celebra o Dia Marítimo Mundial

Marinha do Brasil celebra o Dia Marítimo Mundial

Comandante da Marinha, Diretor-Geral de Navegação e demais autoridades durante mensagem do Secretário-Geral da IMO

A Marinha do Brasil (MB) comemorou o Dia Marítimo Mundial 2020, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro. O tema da cerimônia deste ano foi: “Navegação Sustentável por um Planeta Sustentável”, o que nas palavras do Secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO), reapresenta que “as atividades do transporte marítimo devem ser equilibradas entre a Segurança da Vida Humana no Mar, a saúde e a diversidade dos oceanos a longo prazo”.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e contou também com as presenças do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, do Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, e do Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Contra-Almirante André Moraes Ferreira.

Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens que incluíram a entrega do Distintivo de Comodoro ao Capitão de Longo Curso Jaime Branco Ribeiro e da Medalha Mérito Marítimo a diversos Aquaviários, além da entrega do “Prêmio DPC de Qualidade” às Organizações Militares (OM) que melhor atuaram no Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário.

O Dia Marítimo Mundial também foi celebrado em outras OM da Marinha, como os Distritos Navais, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA), e em diversas Capitanias dos Portos.

*Com informações da MB