Kongsberg conclui com sucesso operação autônoma de cargueiro costeiro como parte do projeto Autoship da UE

Kongsberg conclui com sucesso operação autônoma de cargueiro costeiro como parte do projeto Autoship da UE

A Kongsberg Maritime concluiu com sucesso teste de viagem autônoma em uma embarcação de carga operando na costa da Noruega. A viagem autônoma foi considerada uma das mais complexas realizadas até agora.

O “Eidsvaag Pioner” é um dos dois navios equipados para demonstrações de transporte autônomo e operado remotamente no projeto Autoship, que faz parte do Horizon 2020, um programa de pesquisa da União Europeia.

De propriedade da companhia de navegação Eidsvaag, o “Eidsvaag Pioner” opera ao longo da costa norueguesa e em áreas de fiordes, onde transporta ração para peixes oceânicos.

A demonstração durou 13 horas, com a embarcação completando uma viagem fora da costa de Kristiansund, na costa noroeste da Noruega. O navio desatracou do porto de Averøy, navegou até a primeira fazenda de peixes oceânica do mundo e voltou ao porto, numa viagem de cerca de 160 milhas náuticas.

O CEO da Kongsberg, Geir Håøy, disse: “Esta foi uma oportunidade de mostrar ao mundo que tecnologias remotas e autônomas podem ser implantadas com sucesso em uma embarcação de carga geral, realizando uma série operações típicas de uma viagem convencional tripulada. Houve uma grande colaboração entre todos os parceiros no projeto Autoship e todos nós ficamos impressionados com o desempenho do “Eidsvaag Pioner” sob controle remoto durante a navegação e atracação autônomas.

O que foi demonstrado

A demonstração foi iniciada, gerenciada e monitorada pela tripulação do Kongsberg Remote Operating Center (ROC) em terra, em Ålesund. Envolveu uma mistura de operações remotas e autônomas durante diferentes estágios da viagem. Por questões de segurança e normas vigentes, os tripulantes também estiveram a bordo do navio durante o teste.

A primeira parte da demonstração incluiu o desencaixe automático do cais de Averøy. A tecnologia autônoma então assumiu o controle para navegar e manobrar para fora do porto e para o mar aberto. O navio fez uma viagem entre várias ilhas e evitou tráfegos marítimos, antes de chegar à piscicultura offshore Ocean Farm 1, propriedade da empresa Salmar.

Várias manobras foram então realizadas, usando o sistema de Posicionamento Dinâmico (DP). Em seguida, o navio voltou ao porto, novamente navegando em mar aberto e em mares congestionados antes de atracar automaticamente. Toda a operação foi monitorada e ocasionalmente controlada remotamente pelo capitão e engenheiro em terra.

Durante a demonstração, foram utilizadas várias novas tecnologias da Kongsberg, incluindo desacoplamento e acoplamento automático, sistema de consciência situacional, sistema de navegação autônoma, sistema de maquinário inteligente, sistema de conectividade e segurança cibernética, centro de operações remotas e posicionamento dinâmico. Sistemas de comunicação baseados em nuvem e simulações avançadas também foram envolvidos para testar e garantir que a embarcação operasse de forma segura e otimizada.

Fonte: Portos e Navios